segunda-feira, 18 de março de 2013

EMPREENDEDORISMO - OS TRÊS PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS POR PEQUENAS EMPRESAS.


O marketing nas micro e pequenas empresas é um sonho ou um pesadelo, dependendo da forma que elas tratam essa importante área. Para as que não entendem nada de marketing, a relação com os clientes e o mercado em geral se dá na base da intuição, do “achismo”. Quando os gestores têm o cuidado e a preocupação adequada com o cliente, muita coisa acaba dando resultados aceitáveis, mas no caso dos que não entendem nada de relacionamento, marketing pode ser um tiro no pé.[...]

Os erros de marketing mais comuns nas pequenas empresas são básicos e, talvez por isso mesmo, ignorados. Já vi empresa com sistema de CRM moderno e cheio de dados, mas que não sabia ou não se importava em usá-lo, achando que a máquina faria tudo sozinha. Vou apontar algumas das falhas no marketing mais corriqueiras e mais fáceis de serem identificadas e corrigidas.

Erro # 1 – A empresa não sabe divulgar

Propaganda é a alma do negócio e o que atrai clientes, especialmente se a empresa começou recentemente. Na verdade, dentro do primeiro ano de vida a empresa deve investir muito em propaganda para que o mercado saiba que ela exista. Acontece que muitos gestores desconsideram ou subestimam a verba de marketing quando da época do planejamento do empreendimento. Então, chega uma hora que a empresa está lá, prontinha para receber dezenas de clientes por hora, mas chegam apenas alguns gatos pingados. Isso porque ela nada ou pouco investiu em propaganda e publicidade.
Considere uma boa verba para propaganda e identifique seu público-alvo para saber como usá-la melhor.

Erro # 2 – A empresa não sabe atender

Outro erro cometido pelos gestores cabeçudos. A empresa está à disposição do cliente, em parte. Se o cliente liga, a atendente não sabe passar informações; se o cliente vai até a empresa, o vendedor/atendente/consultor o recebe de cara feia; se o cliente vai reclamar de tudo isso, o(a) dono(a) leva pro lado pessoal e parte pra briga. Esse tipo de empresa não se preparou para receber e atender o cliente da melhor forma, achando que está fazendo um favor a ele e que não depende dele. Coitada.
Nos treinamentos, priorize a parte do atendimento. É a que o cliente mais dá valor.

Erro #3 – A empresa não se importa com o pós-venda

Todos os gurus dizem e repetem (mas parece que tem gente que não quer ouvir): é muito mais fácil e barato manter um cliente que conquistar outro para o lugar dele. Na ânsia de vender mais e mais, aquele americanismo besta do “Go, go, go”, as micro e pequenas empresas gastam dinheiro e energia na busca frenética do próximo cliente. Acaba que os clientes atuais, pela falta de assistência, vão embora e é difícil que voltem.
Cuide da sua carteira de clientes com carinho. Ela é mais valiosa do que você imagina!
Sua empresa comete algum erro desses? O que você faz a respeito? Comenta aí!
Fonte: Ponto Marketing
Retwittado  por: @EmpreendeOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário