terça-feira, 29 de janeiro de 2013

NOTÍCIA -> FRASE DE ADVERTÊNCIA NOS RÓTULOS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DEVE MUDAR

Está em tramitação na Câmara dos Deputados a PL 4549/2012 que sugere a modernização da mensagem de advertência presente nos rótulos das bebidas alcoólicas. Atualmente a frase presente nos rótulos diz: "evite o consumo excessivo de álcool".

O que se nota é que os números de acidentes ocorridos nas ruas e até mesmo dentro das empresas estão ligados ao consumo de drogas, notadamente de bebidas alcoólicas. Este número somado aos acidentes de trânsito tem provocado um aumento considerável
nos índices de acidentes ligados à droga. A proposta é sugerir uma série de frases que vão mais diretamente ao assunto. Dentre elas estão:


  • O consumo de álcool inibe os reflexos e reduz a capacidade para dirigir e operar máquinas
  • O consumo de álcool pode causar dependência e diversos malefícios à saúde
  • Não existe limites seguros para o consumo de álcool
  • O consumo de álcool deve ser evitado durante toda a gravidez

No caso do tabagismo, já há algum tempo as frases de impacto vem sendo utilizadas e aliadas a outras ações de combate ao tabagismo, tem surtido efeitos consideráveis com redução, em todo o mundo, do número de fumantes.

Segundo a PL, há no Brasil aproximadamente 16 milhões de dependentes de álcool, apontando ainda que 40% dos acidentes nas empresas estão ligados ao uso de drogas.

Qualquer medida no sentido de reduzir números tão gritantes vale a pena. Conheça a PL na íntegra: 4549/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário