quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

TECNOLOGIA - NÚMERO DE SPAM´s NA CAIXA DE MENSAGENS CAI POR CAUSA DAS REDES SOCIAIS

O aumento na possibilidade de anunciar legalmente na internet causou queda na disseminação de spam no ano passado - que atingiu o menor nível desde 2008, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira pela Kaspersky. A China foi a maior fonte de spam em 2012, respondendo por 19,5% dos e-mails indesejados enviados, enquanto o Brasil representou 4,2% do total. A redução nos valores, no entanto
, não significa que o spam esteja condenado à extinção.


A porcentagem média de spam em 2012 foi de 72,1%, valor 8,2% menor do que em 2011. As categorias tradicionais de spam, como a de artigos de luxo falsos, por exemplo, estão migrando para as redes sociais, segundo a Kaspersky. Os anunciantes também migraram para outras formas de publicidade legal na web - que, além de serem mais rentáveis, não se tornam um incômodo aos usuários.
Apesar da queda da percentagem total de spam no tráfego de e-mail, a proporção de mensagens de correio com anexos maliciosos baixou apenas ligeiramente: para 3,4%.
Phishing
Os principais alvos dos phishers em 2012 foram as redes sociais (24,5%) e a maioria dos ataques teve como alvo o Facebook. Os cibercriminosos usaram contas roubadas para enviar spam e programas maliciosos.
O relatório aponta ainda que os três países em que foi encontrada a maioria dos sites de phishing (Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido) também são os principais países destinatários de mensagens de spam com anexos maliciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário