Comunidade no Facebook, que reúne mais de 5 mil moradores das cidades do litoral Sul de São Paulo, se reuniu e criou um Manual do Turista na Baixada Santista. Foi solicitado que os membros dissessem quais recomendações dariam aos seus filhos caso estes decidissem passar o carnaval em uma cidade litorânea, qualquer que fosse ela. Desta forma os protestos com relação a problemas pessoais vividos na própria cidade foram deixados de lado. Todas as sugestões foram compactadas e se transformaram em um Manual com dias para que o folião possa curtir a festa com alegria, segurança e ainda deixar uma imagem bacana por
onde passou.
- Não beba durante a viagem. A fiscalização vai ser forte e as penalidades muito graves. Não estrague tua festa!
- Ao se instalar, seja em casa ou apartamento, procure conhecer os vizinhos. Assim saberá quem são e entenderá suas necessidades, gostos e preferências. Respeite isso. Sendo cordial, eles poderão até cuidar de sua segurança!
- Procure ter ao teu alcance e de teus amigos, os telefones de hospitais e órgãos de emergência. Nunca se sabe quando vai precisar!
- As cidades turísticas estão implantando legislações duras também quanto aos carros que circulam com som muito alto. Não exagere e respeite as outras pessoas. Ninguém é obrigado a ouvir o que você gosta. Após às 22 horas, mantenha o volume em medida razoável e para você ouvir!
- Durante os dias de festa, só utilize o carro em casos de extrema necessidade. Mesmo que você se cuide, existem pessoas que não tem bom senso e podem colocar a tua vida em risco! Carro no carnaval, só os alegóricos!
- Para tua segurança e de teus amigos, não circule em ruas desertas de madrugada. É muito perigoso. Procure sair sempre em grupo!
- Não ostente. Deixe em casa correntes, anéis, máquinas fotográficas e outros acessórios de valor. Isto contribui para tua própria segurança. Quando for fotografar, faça e guarde imediatamente a máquina!
- Você vai para curtir a praia então contribua com a limpeza. Não jogue lixo na areia nem nas ruas. Leve um saquinho e deposite os detritos que você e teus amigos gerarem. Depois jogue em uma lixeira apropriada que certamente vai encontrar pelo caminho de cassa.
- Drogas? Jamais!! Nem precisava de fiscalização. Você pode acabar com teu carnaval e tua vida!
- Quando precisar ir a um banheiro público, nunca se esqueça dos chinelos. Você pode pegar uma infecção grave se entrar descalço.
- Seja educado com as pessoas. Este é um presente que você recebeu de tua família para distribuir para as outras pessoas, mesmo que elas não recebam bem. Acredite: isto só te fará bem. "Para ser bem vindo, chegue com elegância e cordialidade. Bom dia, por favor e obrigado são frases que devem fazer parte da tua festa!
- Beba muito líquido e consuma carboidratos para ter energia para suportar o ritmo!
- Camisinhas, camisinhas, camisinhas e mais camisinhas. Esqueça a do bloco ou a do teu time de coração, mas não esqueça a que previne e preserva tua saúde. A dor da ignorância é maior do que a alegria da festa depois!
- Quando levar o cachorro pra passear, não esqueça de levar um saquinho para recolher a sujeira dele e não largue o saquinho em um canto. Procure a lixeira mais próxima. Não se esqueça que cachorros são proibidos na faixa de areia.
- Não critique a cidade. O Turista lá é você! Contribua com o que puder e se não puder, guarde para si a tua opinião. Você não conhece as dificuldades e possibilidades das pessoas que lá vivem!
Todos deram as boas vindas aos Turistas e esperam que se divirtam com Bom Senso e Educação.
Parabéns amigo Juka , exatamente o que precisamos ,todos devemos respeitos uns aos outros!! abraços Lenice.
ResponderExcluirA equipe do Jornal agradece Sra. Lenice. Desejamos um ótimo carnaval com saúde, paz e com muita segurança!
ResponderExcluirMuito bom adorei!!! Só faltou uma coisa, "lembre-se que onde vc é turista, existem pessoas que moram e TRABALHAM, nem todos estão de folga ou de Férias (apesar de ser feriado) portanto Respeite para ser respeitado!!"
ResponderExcluirDouglas Kamil