quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DECORAÇÃO - A BELEZA DA LUZ - A ESCOLHA DO PENDENTE IDEAL VALORIZA O ESPAÇO


Pendentes são muitas vezes associados a luminárias sustentadas por fios e detentoras de design moderno, perfeitamente aplicável aos ambientes contemporâneos. No entanto, a variedade de materiais e desenhos das cúpulas permite a aplicação deste artigo decorativo em espaços com estilos distintos (clássico, rústico, despojado, intimista ou sofisticado). Para não se perder nesta abundância de opções, confira as indicações dos especialistas e escolha o pendente que vai virar a peça curinga na[...]
sua casa.
Ilumina e decora
Saber como optar pelo pendente ideal pode fazer uma grande diferença no ambiente. Apesar de ser um elemento essencialmente decorativo, deixando o cômodo ainda mais bonito, não esqueça de que sua função é iluminar. "Conforme o modelo poderá emitir luz difusa, radiante ou focada para cima ou para baixo, cada projeto irá demandar a necessidade e a intenção de uma iluminação específica", explica a arquiteta Denise Barretto. De qualquer modo, ressalta a profissional, o pendente funciona muito bem como ponto focal no espaço.
- Antes de escolher o estilo da luminária, defina qual a necessidade de iluminação no ambiente onde a peça será colocada. Pense no efeito geral que se quer criar com a luz emitida. "Um pendente revela o espaço que o contém e o seu efeito pode ser de valorização ou, se aplicado equivocadamente, de total anulação deste espaço, pela criação de sombras indesejáveis", afirma Barretto.
- Preste atenção na proporção e interferência do elemento em relação aos móveis e objetos do ambiente. Sempre o instale a uma altura que não obstrua o campo de visão das pessoas. Ainda sobre a medida vertical da luminária, Matsouka aconselha: "deixe-a no mínimo a 20 cm do teto, porque sem esta distância mínima, todo o charme da peça é perdido".
- Saiba que o material de que a cúpula é feita (tecido, metal, fibra natural, por exemplo) também influencia na luminosidade do local, por isso, seja cuidadoso ao optar por determinado modelo.
- A instalação deste tipo de luminária de modo geral é simples. Basta prender a base para afixação da luminária no ponto elétrico central, fazer a conexão dos fios e regular o cabo que suspende a peça. Entretanto, use sempre equipamentos de segurança, não faça substituições e siga as instruções do fabricante para a montagem e aplicação da peça. Não se esqueça de levar em consideração a especificação das lâmpadas, em especial o limite de potência a ser obedecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário