As agências internacionais de notícias informam que o número de feridos na queda do meteorito ocorrida noja na Rússia, nas imediações dos Montes Urais, já ultrapassa o número de 1.000 pessoas.
A maioria dos feridos foi atingida por estilhaços vindos das milhares de vidraças que se quebraram quando de sua entrada na[...]
atmosfera o que gerou uma luz muito forte, além de tremores de terra em diversas regiões do país. Milhares de alarmes de carros também dispararam devido a onde de choque que o acompanhou até o impacto com o solo. Ainda segundo informações trata-se de rocha espacial que, ao ingressar na atmosfera, se incendeia a ganha o nome de meteorito. Tem aproximadamente 10 toneladas e caiu em uma área desabitada.
Afirmam ainda que este fenômeno nada tem a ver com a passagem de um asteroide a mais ou menos 27 mil km da terra. Este mede aproximadamente 50 metros e pesa algo em torno de 130 mil toneladas (treze mil vezes mais pesado) e viaja a velocidade 8 km por segundo, o que corresponde a aproximadamente 28.800 km por hora.
"A trajetória de ambos é contrária, o que descarta qualquer possibilidade do primeiro ser um pedaço que teria se desprendido do asteroide" complementam.
A passagem do asteroide deverá ocorrer ainda hoje e será transmitida ao vivo, pelo menos o que for possível ver dada a proximidade e velocidade, pelo site da NASA. Apenas nos paises asiáticos deverá ser possível visualizar e mesmo assim utilizando binóculos ou telescópios. De qualquer forma não há motivos para preocupação, tranquilizam os cientistas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário