quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS - CONSTRUIR MUSEU OLÍMPICO NO MARACANÃ É UM "DEBOCHE" AFIRMA DEFENSORIA PÚBLICA


O defensor público federal Daniel Macedo disse à Folha de S.Paulo que a decisão do governador Sérgio Cabral de construir um Museu Olímpico no lugar do antigo palacete do Serviço de Proteção ao Índio, atual Funai, no Maracanã, zona[...]
norte do Rio, é um "deboche".
"A finalidade dele [prédio] não ser demolido é a preservação dos fatos memoráveis indígenas que ocorreram ali, então transformar esse imóvel num Museu Olímpico é um deboche. Foi uma ideia repentina, contraditória. 
No local também funcionou o antigo Museu do Índio. Desde o final do ano passado, o espaço é alvo de uma disputa judicial entre o governo do Estado e 23 famílias indígenas que ocupam o terreno desde 2006.
A demolição do antigo museu fazia parte do pacote de obras para preparar o Maracanã para a Copa do Mundo. Mas, em janeiro, o governador decidiu manter o imóvel e tombá-lo como patrimônio histórico.
A decisão de Cabral, no entanto, exclui a permanência dos índios no local. Inicialmente, ele afirmou que o grupo indígena seria transferido para o terreno do Presídio Galpão da Quinta (por ficar perto da Quinta da Boa Vista), em São Cristóvão, onde seria construído o Centro de Referência Indígena, mas não voltou a tocar no assunto.
Porta-voz dos índios no local, o cacique Carlos Tukano disse que não se surpreende com a decisão do governador. "Vamos reagir pacificamente e tentar uma conversa para chegar a um acordo, mas não queremos ir para outro lugar. Querem mandar a gente para abrigo como se a gente fosse mendigo", disse. 
O governador afirmou ontem que o palacete será sede de um Museu Olímpico. "A concessionária vencedora do estádio vai se responsabilizar pela restauração do prédio, e o COB [Comitê Olímpico Brasileiro], pelo conteúdo e pela gestão", disse. A decisão deve ser divulgada na próxima semana.
"Assim que a decisão for publicada, vou ajuizar uma ação civil pública para evitar qualquer tentativa de desconfigurar aquele prédio", afirmou o defensor. Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário