segunda-feira, 11 de março de 2013

EMPREENDEDORISMO - VANTAGENS E DESAFIO DE TER UM HOME OFFICE


Trabalhei longos 15 anos em diferentes bairros, uns mais próximos, outros mais distantes. Jardins, Morumbi, Alphaville, Campo Belo, Paulista. Ônibus, trem, metrô, carro, moto, marginais, trânsito, cansaço. Uma mistura muitas vezes desfavorável. Mas que também tem seus pontos favoráveis. No balanço o desequilíbrio ainda pesava mais.
Sempre desejei ter um trabalho mais próximo e fui me aproximando desse objetivo iniciando a trabalhar na cidade onde resido.[...]
Um bairro próximo que dava para ir a pé, em projetos que circulei por três locais diferentes e só em um deles tinha que pegar condução e até que cheguei ao meu posto atual: meu escritório em casa. Faz dois anos que estou nesta experiência bem sucedida.
Aliás, essa tendência de Home Office já foi pauta da matéria PEGN e está sendo adotada por muitas pessoas. Hoje recebi um post do Papo de Empreendedor que abordou este tema. E me inspirou a escrever sobre minha experiência. O texto descreve oitos dicas que são muito úteis para quem quer trabalhar em casa. Vou descrever minhas observações práticas sobre algumas das dicas da Leigh Buchanan, editora da revista Inc.:
Escritório em casa. As vantagens de trabalhar em casa e os desafios para o empreendedor com home officeAs duas primeiras dicas falam da linguagem e da vestimenta. Sempre digo “meu escritório é na minha casa”. Tenho uma sala onde montei minha estação de trabalho. Meu home office fica na entrada porque costumo receber clientes, fornecedores e parceiros em algumas ocasiões. Tem uma porta que permanece fechada que dá acesso a casa. Preciso ainda fazer uns ajustes em alguns detalhes, mas, já conquistei avanços desde que comecei. Quando observo como está a sala hoje e lembro-me de quando iniciei, um sentimento de gratidão e motivação me contagia a seguir adiante.
Meu horário tem sintonia com o horário comercial do mercado e dentre as vantagens que poderia citar, uma delas é um grande ganho de tempo que se traduz em produtividade. Depois que chego da minha caminhada matinal, é só me preparar e em minutos estou no meu trabalho. Outro detalhe importante é a disciplina. Se você estabelece um horário tem que cumprir. Seu escritório em casa tem que ter regras.
Muitas vezes acontece de ter que atender um cliente em uma hora alternativa, e abrimos alguma exceção até como um diferencial no atendimento desde que aconteça com programação, no entanto, com o telefone já me disciplinei, afinal, equilíbrio é minha meta constante e tem outras atividades que fazem parte de minha vida.

Escritório em casa exige postura profissional

Quando a Leigh cita que ter uma postura profissional faz com que você não entre para a “lista de amigos e parentes como aquela-pessoa-que-pode-pegar-meu-filho-na-escola ou outros compromissos”, tem muito sentido porque muitas pessoas confundem mesmo, pensam que só porque seu trabalho é no ambiente de sua casa você tem tempo para “quebrar galhos”.
A forma como você fala de seu trabalho e o modo como você se veste para trabalhar refletem sua imagem profissional. Não é porque trabalho em casa que fico de pijama ou chinelos, até porque, o modo como você se veste é um reflexo de sua essência. Outro ponto citado no post que é muito relevante é sua comunicação com o externo.
É preciso circular, conversar com pessoas, frequentar eventos, manter um canal aberto com o mundo. No meu trabalho atendo muito o telefone, mas tem momentos mais tranqüilo e o silêncio é um aliado em uma das minhas atividades preferidas– ler e escrever. Porém, tenho que me alimentar também com o diálogo e outras percepções. É nessa soma de fatores que encontro a nutrição para meu aprendizado e criatividade.

Home Office – jornada de trabalho facilitada

A quinta dica da postagem é um desafio na minha jornada. Tenho uma criança de quase dois anos que está na deliciosa fase de descobertas e ela já descobriu que estou ao lado. Felizmente, tenho uma auxiliar espetacular que colabora para manter a distância necessária e já estou programando sua ida para a escola para organizar melhor a rotina da casa, trabalho, educação. E que maravilha abrir a porta e ter o luxo de almoçar com minhas filhas. De organizar rapidamente um trabalho e deixar minha outra filha no escritório para levar à pequena que está com febre ao médico. Lembro da aflição e ansiedade que sentia quando eu trabalhava longe até chegar para um socorro quando a escolinha me ligava. Estar próxima faz toda diferença. E de vez em quando reservo uns minutos de presente para colocar minha filha para dormir sem interferir negativamente no meu trabalho. É mesmo uma vantagem fenomenal.
Lembro que quando comentava com algumas pessoas do meu desejo de ser empreendedora e ter meu escritório em casa, muitos ficavam espantados, me diziam que era difícil, uma loucura, que nada melhor do que ter um emprego seguro com os benefícios, melhor prestar um concurso ou coisas do tipo. Mas meu espírito empreendedor falou mais alto e eu assumi a direção do meu sonho e estou construindo minha trajetória e aprendendo a lidar com os desafios e riscos de ter meu próprio negócio e fazer a gestão do meu tempo. Os frutos são sementes e as sementes se tornam novamente frutos. É no semear da melhoria contínua que vou trilhando meus passos.
Você tem alguma experiência em ter um escritório em casa? A questão do home office é bastante interessante para os novos empreendedores. Deixe o seu comentário.
Publicado no Portal: Empreendedor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário