quinta-feira, 14 de março de 2013

MERCADO - OPERAÇÃO "ESCUSA" NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO PODE GERAR ROMBO DE R$ 1 BI. CONSUMIDORES TERÃO QUE PAGAR O PREJUÍZO.


A ciranda financeira envolvendo contratos de compra e venda de energia no mês de janeiro ameaça criar uma crise sem precedentes no setor elétrico que pode afetar a geração de energia termelétrica e a conta de luz dos consumidores brasileiros.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está empenhada em desfazer as operações que foram fechadas em janeiro, alegando que geradores -as usinas- se aproveitaram de uma brecha para especular com energia.[...]
Essa operação, que envolveu geradores como Cesp, Cemig, Tractebel e Furnas, teria provocado um prejuízo de R$ 1 bilhão -valor que terá de ser pago agora pelos consumidores comuns em suas contas de luz.
Uma consulta pública foi proposta pela Aneel. O objetivo é recolher contribuições para uma resolução que poderá anular decisões tomadas por geradores no mercado. A operação é extremamente complexa -nem a Aneel se deu conta dos danos que a brecha usada por geradores poderia provocar no mercado brasileiro de energia elétrica.
O problema agora é que se anular as decisões dos geradores, a Aneel poderá provocar um efeito cascata de prejuízos para comercializadores que negociaram contratos de venda e compra de energia, além de indústrias que anteciparam sua produção como forma de se proteger do preço elevado da eletricidade. Segundo um agente de mercado, a ação da Aneel poderá gerar uma corrida judicial sem precedente no setor elétrico, o que pode paralisar o setor no país.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário