segunda-feira, 11 de março de 2013

NOTÍCIAS - APÓS DENÚNCIAS NO FANTÁSTICO, GOVERNO ABRIRÁ SINDICÂNCIA PARA FISCALIZAR CONDIÇÕES DOS FRIGORÍFICOS


O Governo do Estado abrirá sindicância para verificar as condições dos frigoríficos em todo o Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito hoje (11) pela titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa. A situação dos abatedouros ganhou repercussão devido a uma reportagem apresentada ontem no Fantástico (10).[...]
Atualmente em MS, 16 frigoríficos têm Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e, conforme a diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Maria Cristina Carrijo, quatro estabelecimentos foram fechados em Pedro Gomes, Rochedo, Naviraí e Eldorado em auditoria realizada no último mês. De acordo com Maria Cristina, quando há constatação de irregularidades em abatedouros e frigoríficos, há um trâmite a ser seguido e eles têm um período para regularizar a situação e geralmente é feito um termo de ajuste de conduta. Quando o acordo não é cumprido, o estabelecimento é fechado. Segundo ela, o fechamento do frigorífico de já estava em trâmite e o de Maracaju tem Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Ainda segundo a diretora-presidente, durante as auditorias muitos itens devem ser contemplados para o funcionamento, mas boa higiene e local adequado para conservação e condicionamento são fundamentais. A sindicância anunciada por Tereza Cristina deverá aprofundar, entre outros, a denúncia do frigorífico de Amambai, que passou por vistorias em fevereiro e estaria ainda realizando ajustes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário