sexta-feira, 15 de março de 2013

NOTÍCIAS - COMISSÃO EUROPEIA CRITICOU POSTURA COMERCIAL DO BRASIL.


A Comissão Europeia divulgou um relatório hoje no qual crítica a postura comercial do Brasil. No documento, a instituição lista medidas tomadas por diversos parceiros comerciais do mundo que, em sua avaliação, distorcem o comércio e podem atrapalhar empresas europeias em busca de mercados no exterior. Sobre o Brasil, diz que "o protecionismo no país está crescendo" -a mesma crítica feita à Argentina.[...]

"Não houve melhora em relação a medidas que afetam a importação e a exportação, procedimentos públicos de contratação, serviços de resseguro ou transporte marítimo. O novo regime tributário brasileiro favorece cada vez mais os produtores locais em detrimento dos interesses das empresas europeias", diz o relatório.
A Comissão Europeia critica também a adoção, por parte do Brasil, de tarifas de exceção para cem produtos. Eles terão as alíquotas de importação modificadas pelo governo brasileiro em uma resolução aprovada pelo Mercosul. Segundo a instituição, o incremento das tarifas além do permitido pela OMC (Organização Mundial do Comércio) "compromete o futuro das relações comerciais" entre o bloco e o país.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário