quarta-feira, 6 de março de 2013

NOTÍCIAS - GAMERS SÃO ALVO DE 7 MIL TENTATIVAS DE ATAQUES TODOS OS DIAS


Uma pesquisa da Kaspersky Security Network, braço da desenvolvedora de anti-vírus de mesmo nome, apurou que em 2012 os jogadores de games online foram alvo de cerca de 7 mil ataques por dia. Em média, foram recebidos 10 e-mails diários com links e arquivos maliciosos. Os ataques visam roubar dados dos usuários, como avatares, logins e senhas, para capturar acessórios e objetos dos jogos que podem ser vendidos mais tarde por dinheiro. Também há tentativa de roubar dados de cartões de crédito, para acesso direto ao saldo da conta, segundo a Kaspersky. Os dados bancários são cadastrados em alguns games para a compra de itens online.[...]
A empresa de segurança digital também observou um número crescente de programas maliciosos voltados a jogos, com cinco mil novos aplicativos detectados todos os dias. Além disso, os ataques tentam direcionar o usuário a sites de phishing - a Kaspersky apurou 50 mil visitas diárias a essas páginas. Outra tática é a engenharia social, em que os golpistas buscam informações nas redes sociais para atrair os jogadores a partir de seus principais interesses. Os usuários são levados a sites falsos, que imitam as páginas oficiais dos jogos e que tentam roubar as senhas de acesso.
Para evitar ser vítima de ataques do gênero, o especialista em segurança Sergey Golovanov sugere que os gamers não cliquem em links recebidos por e-mail. Outra dica é não baixar atualizações dos jogos de fontes duvidosas, por elas podem conter malware e roubar os dados do jogador. "Fique alerta às mensagens recebidas por e-mail pedindo informações sobre a conta pessoal ou solicitando autorização para ter acesso aos detalhes da conta de seu jogo preferido, independente do pretexto usado", continua o especialista. Para compra de acessórios nos jogos, ele sugere o cadastro de um cartão de débito pré-pago. O uso de programas anti-vírus também é recomendado. Os dados da KSN foram obtidos dos clientes da empresa, com autorização, e se baseiam no monitoramento de tentativas de infecção e downloads de arquivos suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário