quinta-feira, 14 de março de 2013

PREVIDÊNCIA - SERVIDORES COBRAVAM R$ 5 MIL PARA APOSENTAR QUEM NÃO TINHA DIREITO


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (14) a Operação Lavoro para combater crimes previdenciários praticados principalmente em Naviraí. Mais de 140 policiais cumprem 12 mandados de prisão temporária e 29 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Naviraí, Campo Grande, Juti e Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul e também em Umuarama, no Paraná.[...]

São alvos da operação da PF escritórios de advogados, funcionários públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Naviraí, presidentes de três Sindicatos Rurais (Naviraí, Juti e Itaquiraí), agenciadores e uma financeira, todos envolvidos na concessão de benefícios previdenciários fraudulentos.
A fraude consistia em obter aposentadorias rurais para pessoas que nunca trabalharam no campo ou não possuíam o tempo necessário para fazer jus ao benefício. Conseguida a aposentadoria, os integrantes do esquema faziam empréstimos consignados em uma financeira da cidade para o pagamento dos envolvidos. Os investigados cobravam em média R$ 5 mil pela concessão de cada benefício. A Justiça proibiu os envolvidos de patrocinar casos perante o INSS e eles tiveram o sequestro e bloqueio de todos os seus bens. Dois funcionários do Instituto foram afastados de suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário