sexta-feira, 1 de março de 2013

SAÚDE - NA CONSULTA, FALE, FALE E FALE MUITO COM O MÉDICO, MAS TEM UMAS DICAS PARA SER OUVIDO

A consulta é o momento que o paciente tem para relatar todas as queixas e conversar bem com o médico - dessa maneira, o especialista pode diagnosticar várias doenças. Por exemplo, no caso da endometriose, doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero da mulher, o sintoma principal é uma dor intensa, mas de maneira geral, os sinais não são muito característicos e, por isso, as[...]
queixas e informações da paciente são muito importantes, como alertou o ginecologista José Bento no Bem Estar de ontem (28). 

Fale. Fale e fale muito. Muita vezes, porém, pessoas se queixam de que os médicos não dão tempo e realizam consultas rápidas (mais rápidas do que os pacientes entendam que deva ser). Vamos lembrar que o médico trabalha em uma área delicada. Pela própria característica da profissão, dificilmente este profissional atende pessoas alegres e sorridentes como se houvessem ganhado na loteria. As pessoas que o procuram estão, na maioria, vivendo algum tipo de enfermidade, sentem dores ou estão sofrendo com problemas gerados pela doença. A carga negativa é grande o que transfere para o médico muita desse desgaste. 

É muito importante também ser gentil com o médico, assim como entendemos que ele deva nos tratar. Um sorriso no rosto, um cumprimento cordial, calma e paciência são fundamentais para contribuir com uma boa consulta e favorece um bom diagnóstico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário