quarta-feira, 20 de março de 2013

TECNOLOGIA - SAIBA COMO TRANSFERIR SEUS DADOS DE CELULAR PARA CELULAR.


Já se foi o tempo em que a agenda de papel era a companheira ideal para armazenar os contatos pessoais e profissionais. O volume de informações de cada contato é cada vez maior. Há alguns anos, só endereço e telefone fixo bastavam. Atualmente há e-mail, celular, contatos de mensageiros instantâneos e redes sociais.[...]

Os smartphones atuais possuem aplicativos que armazenam essas informações. Mas, quando se troca de smartphone, principalmente para um modelo com outro sistema operacional, surge a tarefa de levar também seus contatos.
Felizmente, isso não é uma tarefa complicada quando a transferência é entre aparelhos com Android e iPhones, as duas plataformas mais usadas.
Método 1: Online
Tanto no Android quanto no iPhone, a melhor opção para lidar com contatos é usar os serviços online dos aparelhos. No caso do Android, todos os contatos são armazenados nos servidores do Google e podem ser acessados em www.google.com/contacts.
Qualquer contato criado ou editado neste endereço será automaticamente sincronizado no aparelho. Assim, caso troque para outro aparelho com Android, todos os contatos dos usuários serão migrados automaticamente.
A Apple oferece um serviço similar, o iCloud, acessado em www.icloud.com . Todos os contatos do iPhone são guardados nesse serviço e automaticamente migrados para um novo iPhone assim que o usuário faz o login com sua conta da Apple.
Ambos os sistemas, porém, não funcionam automaticamente com celulares de outras plataformas. Por isso, há alguns passos adicionais para transferir contatos de um celular Android para iPhone e vice-versa. Veja como fazer:
iPhone para Android
- Conecte seu iPhone ao computador e, no iTunes, selecione o ícone do seu iPhone. Na aba Info, acesse "Sincronizar contatos" e ative a opção Google Contacts.
- Surgirá uma tela em que você deve informar sua conta de Gmail e senha (é necessária uma conta do Google para usar o Google Contacts).
- Aguarde a sincronização. Agora, todos os contatos de seu iPhone estão no Google Contacts.
- Caso haja contatos duplicados, na tela principal do Google Contacts, clique no ícone "Mais" e depois em "Mesclar contatos" para eliminar contatos duplicados.
- Em seu novo aparelho Android, basta usar sua conta do Google (a mesma usada para transferir os contatos do iPhone). Os contatos do Google Contacts (inicialmente guardados no iPhone) serão enviados para o aparelho. 
Android para iPhone
O processo para migrar contatos de um aparelho Android para um iPhone é o mesmo.
Se você tem um aparelho Android, todos os seus contatos já estão no Google Contacts.
Ao ligar seu novo iPhone pela primeira vez, basta tocar no ícone de Ajustes e, na opção "Mail, Contatos, Calendário", escolher a conta do Gmail.
Os contatos serão transferidos para seu iPhone.
Método 2: Backup manual
Se, por alguma razão, você preferir não usar os serviços online do Android ou do iPhone para criar um backup de seus contatos, poderá pelo menos transferir os dados entre o chip da operadora e a memória interna do aparelho. Veja como fazer isso:
Android
- Acesse os contatos do aparelho;
- Toque no ícone que representa o menu desta função. Geralmente, se encontra no canto inferior esquerdo ou direito;
- Clique em "Importar/exportar";
Do chip para a memória
- Toque em "Importar do cartão SIM";
Do cartão de memória para o chip
- Toque em "Exportar para o cartão SIM";
- Marque "Selecionar Tudo";
- Toque em "Ok".
iOS
A Apple não fornece uma função nativa para transferir os contatos da memória do aparelho para o chip da operadora. Mas o inverso é possível. Para fazer isto, siga as instruções abaixo:
- Entre em "Ajustes";
- Toque em "Mail, Contatos, Calendário";
- Clique em "Importar Contatos SIM".
No iOS 5 ou superior, aparecerá também uma pergunta sobre o desejo de enviar os contatos também para o iCloud.
Celulares básicos
Celulares mais básicos não têm opções para sincronizar contatos com serviços online. Nestes casos, o jeito é acessar as configurações do aparelho e procurar a opção de transferir todos os contatos para o chip da operadora. Assim, os contatos ficam guardados no chip e, quando ele for inserido em um novo aparelho, estarão lá também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário