quarta-feira, 17 de abril de 2013

AUTOMOBILISMO - KIA SORENTO MUDA VISUAL, MAS MANTÉM MOTORES.

SUV coreano não teve os preços divulgados, mas seu design muda para ganhar quem tem família grande. Clique AQUI para ver vídeo institucional.[...]



Em maio nas concessionárias, Sorento tem duas opções de motor a gasolina e espaço para cinco ou 7 lugares; utilitário esportivo teve aparência moderna e esportiva e perfil elevado da linha de cintura fotos: divulgação

O Kia Sorento é uma opção de compra para quem tem família grande, quer conforto e muito espaço. Com versões de cinco e sete lugares, o coreano chega em sua nova geração com duas opções de motores e leves mudanças visuais. Uma quatro cilindros, 2.4 litros, com 174 cv a 6.000 rpm. E outra V6, 3.5 litros, com 278 cv a 6.300 rpm. Ambos os motores a gasolina. Os preços não foram divulgados e o Sorento chega nas 150 concessionárias do Brasil apenas em maio.

Para o desenho do novo Sorento, a participação do chefe de Design e hoje presidente da Kia Motors Corporation, Peter Schreyer foi decisiva. Ele manteve o estilo futurista e a sensação de dinamismo no carro.

Os veículos estão equipados com kit multimídia, que traz GPS integrado ao sistema de som, CD/MP3 com entrada USB para iPod, Bluetooth com controle de chamada no volante, câmera de ré, tela sensível ao toque e até calculadora e conversor de unidades.

O diretor de vendas Ary Jorge Ribeiro acredita que de maio a dezembro serão vendidos 5.600 unidades do Sorento no País.

O carro tem dois sistemas de tração, 4x2 ou 4x4. Na versão 4x4, a tração é full-time com distribuição automática de torque para o eixo traseiro. Ele não tem tração reduzida.

Não tivemos acesso ao carro para test-drive, mas conferimos suas mudanças visuais e atestamos que está muito bonito.

Com perfil moderno, molduras de rodas acentuadas e grande área envidraçada, o SUV tem 4,7 metros de comprimento. Suas rodas de liga leve são 18 polegadas. Ele possui, de série, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos e setas; faróis de neblina com lentes de policarbonato, para-choques e espelhos retrovisores na cor do veículo, rack no teto e spoiler traseiro.

O interior do carro tem muitos itens de conforto. Incluem ar-condicionado digital com controle independente frontal (duas zonas) e ionizador, banco traseiro bipartido e rebatível para ampliação do porta-malas, bancos dianteiros com porta-revistas no encosto, computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores, console central com descansa-braço amplo e porta-objetos, console no teto com porta-óculos e luzes de leitura, encostos de cabeça com ajuste de altura e inclinação.

Estão disponíveis também freio de estacionamento com acionamento por pedal, iluminação no porta-malas e porta-luvas, luz de conveniência nas portas dianteiras, piloto automático com controles no volante, rádio CD/MP3 com controle no volante, entrada auxiliar, USB e iPod, sistema de som com quatro alto falantes e dois tweeters, revestimento em couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas.

A segurança foi um quesito reforçado no veículo. De série o Sorento é equipado com acelerador eletrônico tipo "drive-by-wire", acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade. Além disso, airbags frontais para motorista e passageiro da frente, barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada (chapa dupla), cintos de segurança de três pontos, desembaçador do vidro traseiro temporizado, sensor de aproximação no para-choque, dentre outros itens.

O Sorento com motor quatro cilindros conta com airbag duplo frontal; já a opção que tem motor V6 tem dez, frontais, laterais e de cortina. Esta versão possui controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de frenagem em declives e travamento automático das portas com veículo em movimento.

Vendas do Sorento

Em 2012, o Sorento foi o quinto carro da Kia mais vendido no mundo, com 219.154 unidades. Ficou atrás do Optima, Cerato, Sportage e Rio, respectivamente. No Brasil, no mesmo ano, ficou em terceiro entre os carros da Kia, com 6.200 unidades. Perdeu da Sportage (9.200 unidades) e Cerato (7.700 unidades). Mas, ganhou do Picanto (5.994 unidades) e do Bongo (5.868 unidades). Em 2011, o Sorento teve o seu melhor ano no Brasil, quando as concessionárias venderam 10.059 unidades. Em 2010 foram vendidas 4.200. A diretoria da Kia está confiante que vai conseguir atingir a meta divulgada.

Ficha Técnica

Motor: 2.4 litros/3.5 litros, gasolina

Potência: 174 cv a 6000 rpm/278 cv a 6300 rpm

Transmissão: Automática, 6 velocidades, com opção de trocas sequenciais

Rodas: liga leve com aro 18"

Teto solar: elétrico, duplo e panorâmico com função one touch e sistema antiesmagamento

Capacidade: 5 lugares/7 lugares

Porta-malas: 1047 litros (5 lugares) 258 litros (7 lugares)

Tanque: 70 litros

Airbags: frontais, laterais e de cortina (10)

Preços: serão divulgados em maio

Fabricação: Coreia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário