Toda decisão dos pais sobre a educação dos filhos é difícil. Uma das principais, se não a mais importante, é a escolha da instituição educacional. São muitos os critérios a serem considerados: localização, custos, estrutura, conceito junto ao Ministério da Educação (MEC), entre outros.[...]
Assim como já acontece na hora de buscar outros serviços, como restaurantes, médicos e academia, as pessoas já recorrem à internet para decidir sobre a escola dos filhos.
O empresário paulista Davi Bergamim, 47 anos, utilizou o site MelhorEscola.Net, recentemente lançado, para analisar as opções de instituições para seus filhos, Guilherme Davi, 4 anos, e Amanda,15 anos. "Me ajudou muito principalmente na escolha da escola da minha filha, que estávamos pensando em mudar", afirma. Ele conta que o portal pesou na decisão da família, já que a escola tinha boas pontuações em relação a outras, como as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e havia comentários de outros pais.
Segundo Sergio Andrade, um dos idealizadores do MelhorEscola.Net, a ideia surgiu quando o seu sócio, Juliano Souza, buscava na internet uma escola para o filho de 2 anos e não encontrou nenhum site com informações. A partir de uma referência de iniciativa nos Estados Unidos, o Great Schools, nasceu o portal brasileiro, que conta com 195 mil instituições cadastradas no MEC com informações como endereço, número total de alunos, estudantes por sala, taxa de reprovação, taxa de abandono, além de instalações como biblioteca, laboratórios, berçário, internet, quadras etc.
Andrade acrescenta que o portal pretende mapear a qualidade das escolas brasileiras de acordo com a opinião de pais de alunos. "A proposta do site é ajudar os pais a encontrarem a escola mais adequada para os filhos. Além disso, ele pode ser usado como um mapa da educação do Brasil. Temos a opção de avaliação dos pais sobre o ensino. Com isso, vamos poder medir a qualidade da educação privada e pública de escolas por estado, cidade ou bairro", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário