sábado, 27 de abril de 2013

POLÍTICA - GOVERNO VAI CANCELAR MAIS DE 1.3 MILHÃO DE TÍTULOS DE ELEITORES QUE NÃO REGULARIZARAM SITUAÇÃO.


De acordo com dados parciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 1,3 milhões de eleitores terão o título cancelado porque deixaram de votar e não justificaram a ausência nas três últimas eleições. O prazo para se regularizar terminou na quinta-feira (25).[...]

As faltas são computadas por turno eleitoral. Ou seja, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Ao todo, 1.514.621 eleitores estavam em situação irregular. Destes, até o último balanço divulgado no final da tarde desta quinta-feira (25), apenas 128.929 regularizaram a situação, ou seja, 8,5% dos eleitores que estavam nessa situação.
Impedimentos
De acordo com a legislação, os eleitores que tiverem o título cancelado ficarão excluídos da participação nos próximos pleitos e, sem o comprovante de que exerceram o voto ou justificaram a ausência, ficam impedidos, por exemplo, de retirar a carteira de identidade ou passaporte e contrair empréstimos em instituições financeiras oficiais.
O cancelamento do título também pode impedir a investidura e nomeação em cargo público e a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Os eleitores no exercício do voto facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não são identificados nas relações de faltosos. As pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso também não têm o título cancelado, desde que esta condição tenha sido oportunamente comunicada à Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário