terça-feira, 9 de abril de 2013

REDES SOCIAIS - OS PREFEITOS ELEITOS NA BAIXADA SANTISTA CONTINUAM TWITTANDO?


O Twitter é uma excelente ferramenta que faz com que os cidadãos tenham uma aproximação maior com a política. Usado com frequência por pleiteantes a cargos públicos em suas campanhas, muitas vezes é abandonado ao fim do certame.
O maior exemplo de sucesso dessa rede é do Presidente Norte Americano Barack Obama (@BarackObama) que em 2008 fez grande parte de sua campanha na rede, arrecadando 1 bilhão de dólares – mais de 70% por meio da internet com quantias de até US$ 200,00. Mesmo após eleito, @BarackObama continua dando suas ‘twittadas’, e hoje, conta com 26.721.906 seguidores.[...]

Dilma Roussef (@dilmabr) também fez grande uso do Twitter. Todavia, após eleita, não acessa sua rede social desde o dia 13 de Dezembro de 2010. Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin) por sua vez, continua com seus twetts diários.
Navegando nessa onda, candidatos da baixada santista também fizeram grande uso dessa mídia nas últimas eleições, porém, após eleitos, continuaram a dar informações? É isso que vamos analisar.
A pessoa mais ativa da baixada santista na rede social Twitter é a prefeita reeleita da cidade do Guarujá, Maria Antonieta de Brito (@Antonieta_Gja), que conta com 2.453 seguidores na rede e teve a impressionante média de 319 tweets por mês. Em Janeiro, suas “twittadas” caíram para 183, contudo um número ainda muito elevado se comparado aos outros prefeitos.
Marco Aurélio (@omarconarede), prefeito eleito em Itanhaém é outro que mantém atualizações constantes. Contando com 465 seguidores, ele ‘twittou’ 53 vezes em Janeiro, ficando próximo à média de sua campanha que foi de 54,5 interações mensais.
Em Praia Grande, Alberto Mourão (@albertomourao) que novamente voltou à prefeitura em 2013, esteve no Twitter por 17 vezes ‘twittando’ para seus 1.385 seguidores, sendo o único eleito entre os prefeitos que ficou acima de sua média na campanha em 2012, com 13 interações mensais.
Já o prefeito eleito de Santos, Paulo Barbosa (@pauloabarbosa) que tem 5.639 seguidores, teve uma média de 73,5 tweets mensais durante sua campanha, entretanto, em seu primeiro mês de mandato, interagiu na rede somente duas vezes.
A atual prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (@marciarosa), parece ter aderido novamente ao Twitter. Desde Outubro de 2011 esteve sem atualização, ou seja, fora do nosso intervalo de pesquisa (junho/2012 a janeiro/2013). Torçamos para que as informações de seu mandato sejam transmitidas com mais frequência no Twitter. Apesar da pouca interação, Marcia Rosa tem 3.962 seguidores.
Os demais eleitos(as), Ana Preto (Peruíbe), Prof. Artur Parada Prócida (Mongaguá),  José Mauro Orlandini (Bertioga) e Billi (São Vicente) não aparecem nas pesquisas do Twitter. Pelo que parece, não optaram pela rede em sua campanha.
O uso do Twitter, depois de eleito, é fundamental para dar sequência ao trabalho desenvolvido na campanha. Com mais de 13.900 seguidores em toda baixada santista, é importante que nossos governantes deem prosseguimentos ao trabalho realizado em suas empreitadas eleitorais.
Dar informações!
Fonte: Prof. Lucas Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário