terça-feira, 4 de junho de 2013

NEGÓCIOS - O PREÇO DO SUCESSO NO SHOWBIZZ.

Nos últimos dias, por exemplo, um vídeo superou 6,5 mil visualizações no Youtube. Com uma versão bastante peculiar de “Otherside”, o grupo JazzMonde tem causado burburinho em redes sociais e na mídia de Campo Grande. A produção do vídeo impressiona. Fotografia e edição perfeitas para uma[...]
ótima versão musical que mistura “Take Five”, do saxofonista Paul Desmond, ao clássico dos californianos do Red Hot Chilli Peppers.
“A vontade de produzir um clipe era antiga. Queríamos criar uma espécie de cartão de visita. A internet não tem barreiras, então, nada melhor que um vídeo pra divulgar nosso trabalho”, aponta a vocalista Bianca Bacha. Antigo Jazz de Quinta, o grupo tem os mesmos integrantes, que em sua maioria são músicos.
Além do vídeo, o grupo passou a se focar na criação de um repertório bastante exclusivo, que no futuro poderá ceder espaço a canções autorais. “Queremos tocar em festivais e casas de outras cidades e países. Isso demanda investimento pessoal de cada um, assim como o investimento financeiro que não é pequeno”, esclarece. Bianca, além de cantar, também é fotógrafa.

Estratégia
Ainda no universo da música pop, outra banda da Capital decidiu apostar todas as fichas na música. É a Bella Xu, que fez o primeiro show em janeiro de 2012. Atualmente, o sexteto fecha as primeiras apresentações fora de Campo Grande. “Vamos ter alguns shows no interior e em outros estados, como São Paulo e Paraná”, aponta o vocalista Jenner Melo.
Formada por integrantes da antiga Delay, Bella Xu surgiu quando Jenner e outros dois amigos decidiram que era hora de viver exclusivamente de música. “Nós fazíamos shows, mas tocávamos muitos covers. Decidimos que era hora de criar uma banda com mais foco no autoral, uma banda que tivesse nossa cara”, aponta. O primeiro passo, explica, foi contratar um produtor.
“Foi um passo fundamental. Cada músico tem uma formação e sempre existe aquela vontade de todos mostrarem o que sabem fazer. O produtor foi o cara responsável por mostrar quando um solo de guitarra cabia bem ou quando era melhor prestar atenção na letra da música”, afirma Jenner. Durante um ano os integrantes mantiveram a banda antiga enquanto planejavam as estratégias para a Bella Xu.
Desde as mudanças no look dos integrantes à gravação do primeiro DVD “#noRolê”, a banda foi pensada para fazer sucesso. “O importante é que tudo está dentro do que a gente gosta. O que fizemos foi pegar todas essas referências e pensar sobre elas, escolher o que havia de melhor e o que nos daria mais retorno”, pontua o vocalista.
Os custos dessas estratégias não são revelados nem pelos integrantes da Bella Xu, nem pelos da JazzMonde. “Não temos isso no papel. Mas conseguimos muito com custos mais baixos, principalmente por causa de amigos e parceiros. Não temos um patrocinador. Se não fosse essa galera que nos ajudou, acho que não teríamos chegado aqui”, explica.
Qual o caminho?
No sertanejo ou no rock, no rap ou no pop, a figura do produtor se mostra fundamental para definir quem fará sucesso ou não. Para Hugo Zucarelli, atual produtor da Bella Xu, a aposta da banda em seus shows por casas noturnas da Capital é o que faz o diferencial.
“Isso é uma coisa que a produção e a banda precisam pensar juntas. Para termos um ótimo show, nós apostamos em uma equipe de profissionais que vai do iluminador ao responsável pelo som. Tudo isso tem um custo”, aponta. Mas, segundo ele, uma banda disposta a fazer sucesso sabe que precisa investir o que ganha nessa profissionalização.
Na outra ponta, compositor sertanejo e produtor de duplas como Thiago & Donizeti, Mauricio Mello, concorda que é necessária uma pessoa que conheça os meandros do mundo musical. “Sem esse apoio, uma dupla talentosa dificilmente consegue explodir nacionalmente”, argumenta.
Segundo ele, no meio sertanejo, o produtor tem papel de olheiro. “Ele precisa ir aos shows e perceber quem tem talento”, explica. Depois de identificar uma dupla ou outra, chega a hora do investimento. “Roupas, postura no palco, estudos vocais, trabalho de divulgação. Apoio profissional é fundamental para lapidar o diamante”.
Os custos também não são baixos. “Para uma dupla que quer divulgar seu trabalho com cds em shows, se ela prensar os discos ao custo de R$ 1, pode gastar quase R$ 20 mil por mês”, argumenta. “Mas quando há talento, isso é investimento e vai ter retorno”.
Dicas
Três passos que Mauricio Mello julga fundamentais

Talento Ou o músico gosta do que faz ou pode desistir. Se gosta, tem que entender que sempre há o que melhorar. Quer fazer sucesso? Tem que apresentar um trabalho impecável.

Produção Contrate profissionais que conheçam o mercado. Sem eles, a chance de conseguir despontar são mínimas.

Divulgação É uma das etapas mais caras, mas é essencial. O músico precisa mostrar seu trabalho seja com CDs ou vídeos. As redes sociais são grandes aliadas hoje. Marketing é investimento com retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário