quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SAÚDE - DIABETES E VINHO - PODE OU NÃO PODE?

Diabéticos e vinho não são, necessariamente, incompatíveis. Mas é preciso, sim, muita atenção!
Pessoas que sofrem de diabetes podem apresentar hipoglicemia após a ingestão de álcool, principalmente aquelas que fazem uso de insulina ou de medicamentos que controlam as taxas de açúcar no sangue.
Assim, é importante evitar o consumo de vinho quando a glicose já estiver abaixo do normal; verifique sua glicemia antes de beber. Pelo mesmo motivo, evite também consumir álcool quando estiver de estômago vazio, e evite beber rapidamente.[...]

Como esse efeito do álcool pode acontecer até nas 24 horas seguintes à ingestão da bebida, quando consumir álcool, o ideal é o diabético certificar-se que a glicemia está em um nível seguro, antes de ir para a cama.
Lembre-se que os sintomas de excesso de álcool e de hipoglicemia podem ser semelhantes - sonolência, tonturas e desorientação. Sendo assim, é muito importante portar algum tipo de identificação que avise às pessoas do fato de você ser diabético; caso contrário, corre o risco de não receber o tratamento e a assistência adequados.
A Associação Americana de Diabetes recomenda não mais do que uma taça de vinho por dia para mulheres, e não mais do que duas taças por dia para homens. Um bom truque para não abusar da quantidade de álcool é também manter um copo de água, sempre por perto. Dessa forma, evita-se matar a sede com o vinho.
Quem faz contagem de carboidratos, não precisa computar o vinho, desde que consumido somente na quantidade indicada, e em se tratando de vinho seco. Tome muito cuidado com vinhos de sobremesa e vinhos fortificados. Se fizer questão desse estilo, considere, para cada taça pequena própria para esses vinhos, cerca de 15 a 20 gramas de carboidratos.
E não se esqueça da contribuição do vinho na ingestão de calorias extras, que pode levar ao ganho de peso se não for consumido com moderação. Para saber o valor calórico do vinho, cliqueaqui.
Mas a relação entre o diabetes e o vinho pode ser ainda mais controversa. Algumas pesquisas atestam que o consumo moderado e frequente de vinho não só não é prejudicial para diabéticos, como pode ser inclusive benéfico, auxiliando-os no tratamento e controle dos níveis glicêmicos. A notícia é excelente, mas infelizmente, ainda não encontra consenso. Certamente trataremos disso em outra oportunidade, mas, se ficou curioso, saiba que já mencionamos esse assunto, de passagem, aqui.
Bom, a última palavra, sempre, deve ser a do seu médico; é ele quem sabe o que é seguro para você. Mantenha seus exames em dia, e opte por um estilo de vida saudável.
Por fim, se você for um apaixonado por vinho, mas realmente não puder consumi-los, considere a possibilidade de experimentar os vinhos sem álcool. Para saber mais sobre o assunto, cliqueaqui.

Fonte: Site Tintos e Tantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário