sábado, 19 de abril de 2014

INTERNACIONAIS - AVALANCHE NO MONTE EVEREST ESTA MANHÃ DEIXA MORTOS E DESAPARECIDOS.

Foto ilustrativa
A avalanche que atingiu o Monte Everest no início da manhã de sexta-feira (18) deixou pelo menos 13 pessoas mortas. Ainda há três desaparecidos. O deslizamento ocorreu a 5.800 metros de altitude  por volta das 5h30 da manhã de ontem (19). Equipes de salvamento, auxiliadas por helicópteros, mantêm as buscas por sobrevivente. Sete pessoas foram resgatadas com vida. A avalanche ... continua [...]
atingiu a área de Khubuche, próximo ao Acampamento 1 do Everest. Todos os mortos eram guias locais que estavam fazendo preparativos técnicos para o início da temporada de escaladas, que começa na próxima semana.
 As equipes de resgate no Monte Everest encontraram neste sábado o corpo de um guia nepalês, a 13ª vítima fatal da avalanche. Três guias permanecem desaparecidos e não há esperanças de encontrá-los com vida, segundo as autoridades.  Os guias preparavam o local para receber os alpinistas durante a alta temporada no momento da avalanche, o acidente com o maior número de mortos na história da maior montanha do mundo.

"Não há nenhuma possibilidade de encontrar com vida as pessoas desaparecidas. Estão soterradas sob a neve há 24 horas", declarou Dipendra Paudel, funcionário do ministério nepalês do Turismo.

Durante a noite, as equipes de resgate interromperam as buscas. Dawa Tashi Sherpa, um dos sete guias que conseguiram escapar da tragédia, fez um relato da tragédia. "Um bloco gigantesco de gelo chegou do nada (...) caiu sobre nós", disse. "Quis correr, mas não tive tempo. Estávamos presos", completou o guia de 22 anos e que está internado em um hospital de Katmandu, para onde foi levado de avião após o resgate.

A avalanche foi o acidente que provocou o maior número de óbitos na história do montanhismo.  Até então, o pior acidente havia sido em 1996, quando oito pessoas foram mortas, também no Everest.

Oito dos 13 corpos resgatados pelas autoridades foram entregues às respectivas famílias na manhã de hoje. Mais quatro foram levados à capital do Nepal, Katmandu, para autópsias.  Duas pessoas que ficaram feridas no mesmo acidente foram levadas à capital nepalesa para tratamento médico. Outros feridos pela avalanche estão sendo avaliados no hospital de Lukla, próximo à montanha.

O montanhista brasileiro Rosier Alexandre, do Ceará, estava no local quando o acidente ocorreu e dois de seus guias foram atingidos pela avalanche. De acordo com Itamaraty, o brasileiro não sofreu ferimentos, passa bem e não acionou o serviço consular do Brasil no país para auxílio. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, não há, até o momento, registros de mais brasileiros envolvidos no acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário