quarta-feira, 30 de abril de 2014

NO GUARUJÁ, MUTIRÃO DA PRÓTESE DENTÁRIA ATENDEU 90 PACIENTES.

No último sábado, 26, a Prefeitura de Guarujá atendeu a primeira etapa do Mutirão de Prótese Dentária no Centro de Especialidade Odontológica (CEO). Ao todo, 90 pacientes que já estavam cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde foram... continua [...]
chamados e beneficiados com a consulta.
Nesta etapa, foram atendidas pessoas da demanda reprimida (fila de espera) da rede municipal. O coordenador do CEO, José Carlos da Silva Freitas, relata que foram realizadas avaliações e diagnósticos para prótese total ou parcial removível, porque é necessário verificar se há necessidade do paciente fazer algum outro tipo de tratamento antes de colocar a prótese. “Precisamos avaliar se é preciso remover dentes quebrados ou retirar raízes. Na próxima etapa é feito o molde da boca, que é levado ao laboratório para produzir a prótese. Ao todo, são cinco etapas”, explica.
Já o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, Fernando Toledo, pontua que são realizados cerca de 100 atendimentos mensais e que os mutirões permitem dobrar esta capacidade. O primeiro atendimento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). De acordo com a necessidade, os dentistas das unidades fazem o encaminhamento para o atendimento especializado no CEO, onde são realizados tratamentos de canal, cirurgias, gengiva e demais especialidades.
“O mutirão teve presença da totalidade dos pacientes e, dentro da nossa capacidade, dobramos o atendimento. Foi um sucesso total. Esta é a primeira etapa e estamos programando novos mutirões”, disse Toledo.
Para o aposentado Geraldo Pedro de Lima, do Pae Cará, a iniciativa vai fazer a diferença. “Foi ótimo, vou poder fazer a minha prótese depois que passar pelo outro médico. Foi uma maravilha!”, elogiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário