quinta-feira, 12 de junho de 2014

SÓCIOS DO SANTOS PODERÃO VOTAR PELA INTERNET ESTE ANO.

N/AAs eleições para presidente do Santos acontecem em dezembro deste ano. Até aí, nenhuma novidade. As chapas estão se articulando e o ambiente político já está bastante agitado. Agora, os sócios em dia com suas mensalidades que moram do Oiapoque ao Chuí, extremos do País, podem preparar o uniforme do time e começar a pensar a quem vão dar seu voto. Isso...[continua]
mesmo, já que pelo que tudo indica os associados do Peixe poderão fazer valer sua opinião de dentro da sua casa, pelo computador, pela internet, agora em 2014.
Nas últimas eleições para presidente do clube, os associados votaram utilizando a cédula de papel
Os aliados à gestão de Odílio Rodrigues dão apoio e suporte à ideia e pretendem aumentar a participação dos sócios nas eleições. Hoje, de acordo com eles, um presidente pode ser eleito com, por exemplo, 5% de participação nas urnas, o que não representaria o total de associados com direito a voto. Eles se baseiam também no estatuto do clube, que já permite a criação do voto a distância. Já os opositores descartam a inovação e colocam em dúvida a segurança, lisura do sistema e temem a manipulação do resultado, já que o clube não teria uma base de dados sobre os sócios considerada confiável.  
Já existe uma Comissão Eleitoral, que se reuniu nesta semana, para discutir e definir detalhes. Pessoas presentes no encontro revelaram para a Reportagem de A Tribuna On-Line que está sendo elaborado um relatório com informações sobre as votações presenciais e a distância. O documento será enviado ao Conselho Deliberativo, que não deve oferecer resistência, já que dá suporte ao grupo político que administra o Peixe. Em 2017, ano de novas eleições, o sistema será avaliado novamente pelo Conselho e aprovado ou não.
 
Os sócios poderão votar pela internet, assim, pelo menos, é o que quer o grupo político de apoio "Eu Sou Santos" e o Comitê de Gestão do clube. Hoje, no País, os dois maiores times gaúchos adotam o voto a distância.  O Grêmio tem voto por correspondência para quem mora longe de Porto Alegre e urnas eletrônicas distribuídas no seu estádio. Já o Internacional, possibilita o direito apenas para quem mora na capital gaúcha, com urnas eletrônicas no Beira-Rio e equipamentos em núcleos eleitorais no interior do Estado.
No Santos, o voto por correspondência está descartado. Já existe até uma empresa que faria a auditoria durante e após o pleito. Nas últimas eleições, o voto foi na cédula de papel, pois o Tribunal Regional Eleitoral não disponibilizou urnas eletrônicas.
Fonte: http://www.atribuna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário