terça-feira, 26 de março de 2013

NOTÍCIAS - ANEEL CRIA MECANISMO PARA AMORTIZAR CUSTOS DAS TÉRMICAS.


A proposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para impedir que o custo das usinas térmicas aumente o preço da energia para o consumidor -e prejudique também o caixa das empresas distribuidoras- é a criação de um gatilho. Ele será acionado assim que o custo dessa geração indicar um aumento superior a 3% nas faturas.[...]

O texto da agência regulamenta o decreto do Ministério de Minas e Energia que tratou de dar uma solução para o problema das térmicas, uma vez que elas estão ligadas no máximo desde dezembro do ano passado, já que a chuva foi mais fraca e não conseguiu recompor os reservatórios das usinas hidrelétricas como deveria.
Essas geradoras térmicas são mais caras e poluentes e produzem energia com a queima de óleo combustível, carvão ou pelo uso de gás, por exemplo.
A nova regra da Aneel valerá apenas para este ano de 2013 e funcionará da seguinte forma: assim que o gatilho for disparado, para conter o preço das térmicas, o fundo setorial chamado CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) entrará em ação. Ele é que vai assumir o restante do custo que ultrapassar essa margem.
A CDE é o mesmo fundo que está sendo usado para indenizar as empresas que renovaram os contratos de concessão com o governo, no fim do ano passado.
Térmicas
A cada ano, o montante gasto com as térmicas é assumido pelas distribuidoras, que fazem o pagamento dessas usinas mês a mês.
O problema é que essas empresas só recebem o valor de volta após o reajuste de suas faturas, quando o gasto recai sobre as contas do consumidor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário