O que precisamos é, basicamente:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros. [...]
Como fazer:
1. Corte a garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do
gargalo: 2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
Em duas semanas verá a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreram dentro da garrafa.
Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em: Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa!
Colaboração da página: Butteko no Facebook.
Incorporamos a este artigo alguns comentários feitos por nossos leitores e que ajudam a explicar o funcionamento e os motivos que tornam esta armadilha tão eficiente. Desde já agradecemos à todos pelas contribuições.
Anônimo20 de março de 2013 16:45
POR QUE FUNCIONA?
A explicação cientifica é q o mosquito nos acha pelo CO2 (dióxido de carbono - gás carbônico) a garrafa libera CO2 atraindo os mosquitos que não conseguem sair garrafa.
A explicação cientifica é q o mosquito nos acha pelo CO2 (dióxido de carbono - gás carbônico) a garrafa libera CO2 atraindo os mosquitos que não conseguem sair garrafa.
COMO TORNAR MAIS EFICIENTE?
Sobre o assunto, informo que vi um vídeo na net sobre o assunto e o biólogo instruiu para colocar na boca da garrafa um pedaço daquele tecido usado em véu de noiva e fixa-lo com aquela parte que desloca da tampa quando a mesma é retirada....outra coisa...a parte da garrafa que fica em cima ele sugeriu passar uma lixa para ficar áspera.
Algumas pessoas comentam que um dos maiores problemas neste combate são os imóveis fechados, muitos até mesmo com piscinas ou caixas d´água, ou terrenos baldios que se encontram em todos os lugares. A sugestão foi dada por um leitor do Jornal CMA na página do Facebook (www.facebook.com/JornalCMA) que sugere um mutirão entre vizinhos fazendo várias armadilhas e espalhando pelos quintais ou fazendo um esforço para colocar as armadilhas dentro dos imóveis fechados ou abandonados (com criatividade se consegue), evitando assim a proliferação dos mosquitos nestes locais. Diante da epidemia que vivemos, não cabe agora questionar "de quem é a responsabilidade". Vale tudo para conter o problema.
Como as autoridades não conseguem agir em certos casos, a união dos moradores pode ser a maior arma nesta luta.
Show... vamos incentivar aí pessoa! Antes que um parente seu morra e pode ser tarde!
ResponderExcluirPoderia ter a explicação científica, para dar credibilidade.
ResponderExcluira explicaça cientifica é q o mosquito nos acha pelo CO2(dioxido de carbono, gas carbonico) a garrafa libera CO2 atraindo os mosquitos que nao conseguem sair garrafa
ResponderExcluirpreciso trocar a mistura apos quanto tempo?
ResponderExcluirSobre o tempo necessário para troca, pelas informações que recebemos, é bom lembrar que o inseto deposita os ovos em ambiente líquido. Quando perceber que a quantidade de insetos é grande e começa a prejudicar a liquidez na superfície, recomenda-se trocar.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQueremos agradecer à todos os que tem acompanhado este post e compartilhado a informação. Tanto as dúvidas, quanto as respostas, contribuem para enriquecer o conhecimento e dar mais eficiência a esta sugestão.
ResponderExcluirMuito obrigado em nome de toda a nossa equipe.
O gargalo da garrafa é colocodo sem tampa? Mas os mosquitos não voltam?
ResponderExcluirEssa também é minha dúvida!
ExcluirAmigos boa tarde.
ExcluirRealmente não há menção no conteúdo que nos foi enviado sobre algo que seja colocado para evitar o retorno dos mosquitos. Pedimos para nossa equipe entrar em contato para buscar resposta a esta informação junto a fonte que nos enviou e também junto a Amigos que já utilizaram esta armadilha e informaram que funcionou adequadamente.
Assim que tivermos retorno postaremos aqui.
Obrigado à todos por acompanhar nossos conteúdos.
Sobre o assunto, informo que vi um video na net sobre o assunto e o biologo instruiu para colocar na boca da garrafa um pedaço daquele tecido usado em véu de noiva e fixa-lo com aquela parte que desloca da tampa quando a mesma é retirada....outra coisa...a parte da garrafa que fica em cima ele sugeriu passar uma lixa para ficar aspera....
ExcluirMuito obrigado Amigo e Leitor por nos atualizar com suas informações. Neste momento todo o esforço é importante nesta luta que parece não ter fim. Estas dicas irão ajudar a dar ainda mais eficiência a este instrumento simples, mas que tem se mostrado muito eficiente.
ExcluirUm grande abraço em nome de toda a nossa equipe.
Sucesso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir