quinta-feira, 28 de março de 2013

SAÚDE - APRENDA A FAZER UMA ARMADILHA SIMPLES CONTRA PERNILONGOS E MOSQUITOS DA DENGUE.

Itens necessários:

O que precisamos é, basicamente:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo, 

1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros. [...]


Como fazer:
1. Corte a garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo: 
2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.

4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.

Em duas semanas verá a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreram dentro da garrafa. 

Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em: Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa!

Colaboração da página: Butteko no Facebook.

Incorporamos a este artigo alguns comentários feitos por nossos leitores e que ajudam a explicar o funcionamento e os motivos que tornam esta armadilha tão eficiente. Desde já agradecemos à todos pelas contribuições.

Anônimo20 de março de 2013 16:45

POR QUE FUNCIONA?
A explicação cientifica é q o mosquito nos acha pelo CO2 (dióxido de carbono - gás carbônico) a garrafa libera CO2 atraindo os mosquitos que não conseguem sair garrafa.


COMO TORNAR MAIS EFICIENTE?
Sobre o assunto, informo que vi um vídeo na net sobre o assunto e o biólogo instruiu para colocar na boca da garrafa um pedaço daquele tecido usado em véu de noiva e fixa-lo com aquela parte que desloca da tampa quando a mesma é retirada....outra coisa...a parte da garrafa que fica em cima ele sugeriu passar uma lixa para ficar áspera.

FACEBOOK - 30 de março de 2013.
Algumas pessoas comentam que um dos maiores problemas neste combate são os imóveis fechados, muitos até mesmo com piscinas ou caixas d´água, ou terrenos baldios que se encontram em todos os lugares. A sugestão foi dada por um leitor do Jornal CMA na página do Facebook (www.facebook.com/JornalCMA) que sugere um mutirão entre vizinhos fazendo várias armadilhas e espalhando pelos quintais ou fazendo um esforço para colocar as armadilhas dentro dos imóveis fechados ou abandonados (com criatividade se consegue), evitando assim a proliferação dos mosquitos nestes locais. Diante da epidemia que vivemos, não cabe agora questionar "de quem é a responsabilidade". Vale tudo para conter o problema. 

Como as autoridades não conseguem agir em certos casos, a união dos moradores pode ser a maior arma nesta luta. 

13 comentários:

  1. Show... vamos incentivar aí pessoa! Antes que um parente seu morra e pode ser tarde!

    ResponderExcluir
  2. Poderia ter a explicação científica, para dar credibilidade.

    ResponderExcluir
  3. a explicaça cientifica é q o mosquito nos acha pelo CO2(dioxido de carbono, gas carbonico) a garrafa libera CO2 atraindo os mosquitos que nao conseguem sair garrafa

    ResponderExcluir
  4. preciso trocar a mistura apos quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o tempo necessário para troca, pelas informações que recebemos, é bom lembrar que o inseto deposita os ovos em ambiente líquido. Quando perceber que a quantidade de insetos é grande e começa a prejudicar a liquidez na superfície, recomenda-se trocar.

      Excluir
  5. Queremos agradecer à todos os que tem acompanhado este post e compartilhado a informação. Tanto as dúvidas, quanto as respostas, contribuem para enriquecer o conhecimento e dar mais eficiência a esta sugestão.

    Muito obrigado em nome de toda a nossa equipe.

    ResponderExcluir
  6. O gargalo da garrafa é colocodo sem tampa? Mas os mosquitos não voltam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa também é minha dúvida!

      Excluir
    2. Amigos boa tarde.
      Realmente não há menção no conteúdo que nos foi enviado sobre algo que seja colocado para evitar o retorno dos mosquitos. Pedimos para nossa equipe entrar em contato para buscar resposta a esta informação junto a fonte que nos enviou e também junto a Amigos que já utilizaram esta armadilha e informaram que funcionou adequadamente.
      Assim que tivermos retorno postaremos aqui.
      Obrigado à todos por acompanhar nossos conteúdos.

      Excluir
    3. Sobre o assunto, informo que vi um video na net sobre o assunto e o biologo instruiu para colocar na boca da garrafa um pedaço daquele tecido usado em véu de noiva e fixa-lo com aquela parte que desloca da tampa quando a mesma é retirada....outra coisa...a parte da garrafa que fica em cima ele sugeriu passar uma lixa para ficar aspera....

      Excluir
    4. Muito obrigado Amigo e Leitor por nos atualizar com suas informações. Neste momento todo o esforço é importante nesta luta que parece não ter fim. Estas dicas irão ajudar a dar ainda mais eficiência a este instrumento simples, mas que tem se mostrado muito eficiente.
      Um grande abraço em nome de toda a nossa equipe.
      Sucesso.

      Excluir