Atentos aos possíveis inconvenientes que podem surgir quando se aluga um veículo no exterior, como taxas de seguro ou a cobrança de 6,38% de Imposto de Operações Financeiras (IOF), o economista Fred Inoue e o publicitário Felipe Santos puseram no ar há algumas semanas o Zanzo. O site, que permite comparar preços entre as operadoras, promete dar ao cliente mais transparência sobre o preço final do aluguel e as regras a serem seguidas em cada tipo de contrato.[...]
“O cliente chega na operadora e o atendente oferece um monte de coisas que ele não sabe se são obrigatórias ou não”, exemplifica Inoue. “No futuro, queremos deixar a informação ainda mais customizada para cada locação: qual a restrição de idade, de circulação e se tal modelo pode ser devolvido em outra loja.”
O site reúne ainda informações como a idade mínima para se dirigir em cada país, o valor necessário para encher o tanque de gasolina nos Estados Unidos e onde é preciso, recomendável ou desnecessário ter carteira internacional de habilitação (IDL).
“Montamos [a base de dados] ao longo de um ano, e isso é muito dinâmico. A cada dia surge uma informação”, diz Inoue. “Ficamos sabendo das novidades pelo dia a dia dos clientes, mas também por meio de pesquisas que fizemos junto às locadoras e empresas que trabalham nesse ramo.”
Segundo informa a empresa, o usuário também ficará livre do IOF – cobrança de 6,38% que é feita sobre operações em moeda estrangeira e que, lembra Inoue, muitas vezes só é descoberta pelo cliente quando a fatura do cartão de crédito chega. O cliente também pode escolher fazer o pagamento na retirada do veículo, em alguns casos.
Além dos veículos convencionais, o Zanzo também oferece locação de carros de luxo, como Lamborghinis e Ferraris, com ou sem motorista, sob encomenda. Nesse caso, não há comparação de preços diretamente pelo site.
O site permite pesquisar entre locadoras convencionais – Alamo, Avis, Budget, Dollar, Europcar, Hertz, Sixt, Thrifty e National – e seis de luxo – Jet Set, First Class, Elite, Fantasy, Edson e Belmont.
‘Break even’ em seis meses
Inoue afirma que a ideia do Zanzo surgiu depois de um teste feito, há dois anos e meio, com uma página de aluguel de veículos usada por agências de turismo – e não diretamente pelo público final.
“Colocamos o site no Google Adwords [de publicidade na internet] e vimos que havia um interesse muito grande por locação de carros no exterior. Com base nesse teste, a gente procurou entender um pouco mais o mercado e por aí foi trançado o projeto”, diz.
O Zanzo teve um aporte inicial de R$ 200 mil (apenas no site), contou com o apoio de um investidor-anjo e tem uma equipe de cinco pessoas. A expectativa é atingir o ‘break even’ – passar a dar lucro – em seis meses e pagar o investimento em dois anos.
Em 2013, o economista projeta chegar a R$ 1,5 milhão em reservas efetuadas – a receita do Zanzo vem de uma comissão paga pelas locadoras ao site. Hoje, os principais concorrentes são o site rentalcar.com e o serviço de aluguel de veículos da Decolar.com.
Para o futuro, o economista prevê criar uma versão em espanhol, e expandir o serviço para outros países da América Latina.
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