quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CHAPEIRO E LANCHEIRO - REGRAS E NORMAS DA PROFISSÃO


chapeiro e lancheiroAtuar no mercado de trabalho como chapeiro ou lancheiro é uma atividade, que assim como quaisquer outras, merece total atenção. O profissional deverá possuir uma qualificação adequada e, antes de tudo, ampliar os conhecimentos e aprimorar métodos e técnicas de produção.

A qualificação necessária aos chapeiros e lancheiros é obtida assimilando conhecimentos específicos e hábitos simples, mas que sejam[...]
capazes de torná-los profissionais com habilidade de realizar um trabalho diferenciado.

É muito importante ressaltar, também, que fornecimento de alimentos é um tipo de prestação de serviço em que os consumidores são bastante exigentes quanto à qualidade e às regras de higiene adotadas na elaboração dos produtos.

É necessário, portanto, que o profissional chapeiro e lancheiro conheça e entenda os aspectos relacionados com as normas de higiene pessoal; com os cuidados durante o acondicionamento e a manipulação dos alimentos; com a padronização da produção dos pratos; com a forma de apresentar o produto ao cliente; com a qualidade dos alimentos elaborados; e com a maneira de atender o seu cliente.

“Todos esses pontos são importantes e indispensáveis, pois são sinônimos de sucesso não só para o profissional, mas também para o seu estabelecimento de trabalho, seja o profissional funcionário ou proprietário do estabelecimento”, afirma o professor André Ansanelli, do curso Profissionalizante de Chapeiro e Lancheiro, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Atualmente, é cada vez maior o número de pessoas que moram nos centros urbanos e que fazem todas as suas refeições fora de suas casas. Essa mudança de comportamento se deve, praticamente, ao fato de que as pessoas têm cada vez menos tempo. Isso acontece porque, em grande parte dos casos, o atual estilo de vida dessas pessoas não lhes permite que utilizem parte do seu tempo para retornar do seu local de trabalho ou de estudo para suas residências e, ainda, preparar as refeições.

chapeiro e lancheiroDessa forma, a alternativa é fazer suas refeições fora de casa, em restauranteslanchonetes ou cantinas. Sendo assim, fica evidente que o setor de alimentação é um dos ramos de comércio mais promissores e, portanto, capaz de assegurar, respectivamente, lucros aos empresários e empregos aos profissionais especializados nesta área.

Portanto, se por um lado é um setor promissor, por outro, somente os que atendem às exigências dos clientes conseguirão obter os resultados esperados e assim se firmarem no mercado, definitivamente.

Portanto, para atuar como chapeiro e lancheiro o profissional deverá aprender e dominar as modernas técnicas de produção de lanchessanduíches e acompanhamentos assim como conhecer temas relacionados com a preparação de alimentos, tais como: os cuidados que deverão ser tomados durante a manipulação dos ingredientes, visando a evitar os riscos de contaminação dos alimentos; tipos de equipamentos e utensílios que poderão ser utilizados na produção de lanches; e, também, sobre a produção dos lanches mais pedidos nos restaurantes, lanchonetes,bares e trailers.

É bom esclarecer que os principais elementos que devem ser observados pelo profissional chapeiro e lancheiro, visando a uma produção de alimentos de forma higiênica são os seguintes:
- Higiene pessoal;
- Higiene dos alimentos;
- Higiene dos utensílios e equipamentos;
- Higiene do local de trabalho;
- Periodicidade de limpeza;
- Etapas obrigatórias no processo de higienização ambiental;
- Produtos permitidos para desinfecção ambiental; e
- Produtos de limpeza.

Higiene pessoal
A boa apresentação dependerá da adoção de hábitos simples de higiene pessoal que se deverá praticar diariamente. Além disso, a higiene pessoal também irá colaborar para a manutenção da  saúde do profissional.

Higienização dos equipamentos e utensílios
Assim como para a higiene pessoal, existem normas específicas, para se fazer a higiene dos equipamentos e utensílios utilizados na elaboração de alimentos, a saber: Após o uso, lavar bem os equipamentos e utensílios com água e sabão, sem deixar resíduos nos cantos; Fazer a desinfecção com solução clorada; Usar somente utensílios e equipamentos bem lavados; entre outros.

Higiene dos alimentos
O profissional responsável pela preparação dos alimentos tem de ter em mente que a preparação dos alimentos é uma tarefa que deverá ser realizada com muita atenção e cuidados especiais, pois o menor e mais simples descuido poderá criar condições favoráveis ao desenvolvimento de microrganismos.

Higiene das instalações de trabalho
A higienização do local de trabalho é de suma importância na produção de alimentos de qualidade, pois não adiantará manter um controle rigoroso das normas de higienização pessoal, dos alimentos e dos equipamentos, móveis, utensílios e acessórios, se as instalações do local de trabalho não forem mantidas bem higienizadas e livres da presença de animais e insetos.

chapeiro e lancheiroPeriodicidade de limpeza
Dependendo de onde ou do que, a higienização e a limpeza poderão ser realizadas diariamente (apenas uma vez ou quantas se fizerem necessárias), semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou semestralmente.

Produtos de limpeza
Durante a rotina de trabalhos, é recomendável ter alguns cuidados quanto ao uso dos produtos de limpeza, tais como: Verificar as conexões elétricas da máquina de lavar para evitar curto circuito; Não molhar as instalações elétricas; e Nos equipamentos de gás, certificar-se de que as chaves estão
apagadas e os pilotos acesos, caso existam.

Padronização da produção
A padronização da produção é uma das estratégias de sucesso que poderá ser utilizada para incrementar, ainda, a qualidade dos produtos. Para isso, o profissional deverá inovar e adotar técnicas que lhe permitirão dar padrão aos seus produtos.

Qualidade dos produtos
O correto é ficar atento ao movimento da lanchonete e detectar os períodos de maior e menor demanda e, a partir dessa constatação, elaborar os produtos de acordo com a necessidade. Nada de produzir desnecessariamente para não cair a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes.

chapeiro e lancheiroAtendimento
A hora ideal de surpreender o cliente é no momento do atendimento, ou seja, desde a hora que ele chega ao seu estabelecimento até a de servi-lo. Por isso, elabore os pedidos da melhor forma possível, e faça uma boa apresentação dos mesmos para que fiquem atrativos. um atendimento de qualidade vai além da abordagem e do contato com os clientes; ele engloba o oferecimento de um ambiente que atenda às expectativas do cliente, capaz de lhe oferecer conforto, segurança, liberdade e, principalmente, lanches saborosos e de boa qualidade.


Confira mais informações, acessando os Cursos Profissionalizantes.
Por Silvana Teixeira

Fonte: Site CPT - Centro de Produções Técnicas e Capacitação Profissional

Leia mais: http://www.cpt.com.br/artigos/chapeiro-e-lancheiro-normas-de-higiene-padronizacao-e-qualidade-dos-produtos-e-atendimento#ixzz2LTT4wddn

3 comentários:

  1. Faltou só elencar os direitos legais de um chapeiro para completar.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se tenho direito a um sábado ou domingo para folgar, pois trabalho todo sábado e domingo, goataria de pelo menos folgar um dos dois, ou um feriado.

    ResponderExcluir