terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS - FUNDAÇÃO BILL GATES VAI FINANCIAR ESTUDOS SOBRE BEBES PREMATUROS NO BRASIL


Uma parceria entre a Fundação Bill e Melinda Gates, o Ministério da Saúde e o CNPq destinará US$ 8 milhões (cerca de R$ 16 milhões) para pesquisas sobre nascimentos prematuros no país.
A parceria, anunciada hoje no seminário Grand Challenges and Integrated Innovations, no Rio de Janeiro, tem como objetivo incentivar a criação de soluções para[...]
reduzir o índice de prematuridade no Brasil.
Uma prévia do resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz, apresentada no evento, mostrou que a prematuridade atinge atualmente 10,5% dos nascimentos no Brasil.
A parceria com a fundação de Bill Gates, criador da Microsoft, pretende financiar pesquisas da comunidade científica brasileira, além de empreendedores autônomos.
As melhores soluções, como vacinas e programas de prevenção e diagnóstico de nascimentos prematuros, serão replicadas globalmente. Será a primeira participação do Brasil no programa Grand Challenges (Grandes Desafios), da Fundação Gates.
O regulamento e os detalhes de inscrição estarão na página do CNPq na internet. A primeira fase de inscrições, onde os candidatos apresentam a carta de intenções com um resumo de seus projetos, começa hoje e vai até o dia 7 de maio.
O secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, disse acreditar que até 20 projetos deverão ser contemplados. A escolha do tema, explicou, foi feita após debates com a comunidade científica brasileira que identificou na prematuridade um dos importantes problemas de saúde pública do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário