quinta-feira, 21 de março de 2013

NOTÍCIAS - SUPORTE PARA WINDOWS PHONE 8 TERMINA EM 2014.


Menos de cinco meses passaram do lançamento do Windows Phone 8, e a Microsoft já está, de forma ainda acolhida, contando os dias para aposentar o OS. De acordo com recente publicação na página de suporte, o ciclo de vida do Windows 8 irá expirar em 8 de julho de 2014. A página revelou, também, que o Windows Phone 7.8 terá seu suporte cortado no dia 9 de setembro deste ano.[...]
A versão 7.8 foi lançada para trazer algumas funcionalidades do Windows 8 para os equipamentos que rodavam a versão 7.5 e 7.
Para os ávidos seguidores do Windows, o suporte pode, de fato, durar mais tempo. A Microsoft oficialmente disse que os usuários poderiam contar com 18 meses de suporte para as versões 8 e 7.8. A janela de suporte de 18 meses deve acabar beneficiando os usuários. A intenção é apoiar um ciclo de melhorias regulares no OS, da mesma maneira que a Apple faz atualizações no iOS. Atualizações mais frequentes devem render não apenas atualizações mais baratas, mas também um acesso mais rápido a novos recursos.
Somado a isso, um post datado de 27 de fevereiro no mural de empregos da Microsoft em busca de engenheiros de software sugere que uma nova versão do Windows Phone está próxima de chegar. As especulações giram em torno de uma atualização na versão 8, uma nova edição do sistema operacional ou, ainda, o tão esperado Windows Blue.
Além disso, um documento vazado da Nokia sugere que atualizações do Windows Phone 7 ainda estão no roteiro, o que significa que a Microsoft não torcerá os braços de seus clientes para a aquisição de novos modelos. O suporte para determinados recursos pode exigir atualizações de hardware, é claro, e esta realidade é a mesma para os usuários do Windows Phone como também para usuários Android e iPhone. E, dado que muitos consumidores fazem atualizam seus devices de dois em dois anos, muitos já estão acostumados a compras regulares de smartphones.
Em suma, com o seu novo ciclo de atualização, a Microsoft tem feito mais para incentivar seus usuários de smartphones do que preocupar-se com eles.
Mesmo assim, o Windows Phone 8 terá de resolver outras preocupações. A plataforma alcançou algumas vitórias iniciais de vendas, com crescimento no quarto trimestre de 2012, ultrapassando o seu antecessor, como a plataforma mais popular Windows Phone – tomando, aliás, participação de mercado da BlackBerry nos EUA. No entanto, dada a modesta presença dos smartphones da Microsoft no mercado, os pequenos ganhos são mais impressionantes do que parecem. Houve também indicações de que a adoção está desacelerando, devido às vitórias de comunicação conquistadas pelo BlackBerry 10.
Estes desafios são agravados pela relação supostamente delicada da Microsoft com vários OEMs. A Samsung claramente aspira conquistar o mundo dos smartphones e tem sido bastante crítica sobre as plataformas da Microsoft, levando a teorias da conspiração de que a gigante sul-coreana está fabricando dispositivos com Windows para ajudar a apressar a sua morte. Enquanto isso, um registro recente na SEC por parte da Nokia, parceiro mais valioso dos smartphones da Microsoft, sugere que a fabricante finlandesa não aceitou criar os equipamentos Surface da companhia.
A Microsoft ainda tem tempo para navegar por estes desafios, e para competir pela terceira posição na corrida de smartphones. Para isso, no entanto, há um grupo cujo apoio é inegavelmente necessário: os desenvolvedores.
O Windows Phone 8 já oferece uma experiência diferenciada, graças à sua interface e recursos como o Kids Corner, que permite que as crianças brinquem com o dispositivo sem afetar o conteúdo de seus pais. Ele também continua a refinar as características de base, como uma atualização recente do Skype que inclui suporte a chat com 720p HD.
Os sistemas operacionais móveis sobem ou descem no mercado devido a força de seus aplicativos. Se o fim do suporte ao Windows 8 significa que os desenvolvedores serão obrigados a aprender um processo inteiramente novo, a Microsoft pode estar em apuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário