quinta-feira, 21 de março de 2013

SAÚDE - AUMENTA A EXPECTATIVA DE VIDA DOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN.


Fazendo alusão aos três cromossomos no par de número 21 que as pessoas com síndrome de Down possuem, ficou definido como 21 de março o Dia Internacional dos Portadores da doença. Apesar de ter sido instituído em 2006, somente no ano passado, quando uma série de eventos foi realizada no Brasil, inclusive no Congresso, é que definitivamente a data ganhou força no país.
Segundo dados do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), o número de casos no país supera os 300 mil.[...]

A síndrome de Down pode atingir um entre 800 ou 1.000 recém-nascidos. A boa notícia é que a expectativa de vida tem aumentado consideravelmente. Em 1947 era de
15 anos, hoje, 70, ou seja, muito parecida com a da população em geral. Os avanços na medicina e a qualidade de vida têm sido fatores determinantes para este progresso. Pessoas com síndrome de Down têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, chegando à universidade e se casando.
Em Uberaba, por exemplo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) atende 410 alunos, sendo 61 portadores de Down da cidade e da região. De acordo com o coordenador clínico Alex Abadio Ferreira, na instituição é oferecido atendimento clínico nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Nutricionista, Psicologia e Médicos Pediatra e Neurologista. A entidade, que sobrevive de convênios, doações da comunidade e eventos para arrecadar recursos, também disponibiliza atendimento educacional, bem como música, dança e equoterapia, sempre visando o desenvolvimento intelectual e físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário