Nesta semana a Sabesp realizou duas novas etapas de serviços de ‘Caça-Esgoto’. Desta vez, os trabalhos aconteceram em São Vicente e Cubatão. Os testes que utilizam fumaça e televisionamento visam identificar irregularidades em ligações de esgoto domiciliar, bem como interferências entre a rede coletora da Companhia e o sistema de escoamento de águas de chuva, que é de responsabilidade das Administrações Municipais.[...]
Em São Vicente as melhorias foram feitas na Rua Fernando Costa, no bairro Vila Valença e em Cubatão, na Arthur Bernardes, no Jardim São Francisco. Nos dois locais, primeiramente foi feito o teste de fumaça, que consiste em insuflar a rede de esgoto da Companhia para que se alastre pelas tubulações.
Os pontos de saída destes gases (atóxicos) podem apontar a presença de alguma interferência entre os sistemas. “Verifica-se que uma residência conectada adequadamente ao sistema da Sabesp ou que um trecho não possui interferências quando a fumaça escapa apenas por saídas também da rede de esgotamento”, destaca o gerente operacional de São Vicente, engenheiro Zenivaldo Ascenção dos Santos. Nos trechos em que a fumaça apareceu em bueiros, os técnicos passaram para a etapa de televisionamento.
E nesta segunda fase, uma câmera foi colocada nas tubulações para identificação do local exato da interferência. “Com este equipamento, o trabalho das equipes operacionais que realizam os reparos torna-se mais efetivo e ágil”, ressalta o gerente de Cubatão, engenheiro Luiz Celso Ferreira Arruda. Vale frisar que a Companhia comunica às prefeituras sobre os casos de ligações indevidas em imóveis, para que notifiquem e fiscalizem cada situação junto aos moradores ou responsáveis pelo endereço apontado pelas vistorias.
A importância de intervenções como as realizadas pelo programa ‘Caça-Esgoto’ na Baixada Santista vão da otimização dos dois sistemas – de drenagem das águas de chuva e de coleta de esgotos – a benefícios ligados à saúde e meio ambiente. “Com essa varredura é possível evitar lançamentos in natura dos rejeitos domésticos ao meio ambiente, além de contribuir com a melhora na balneabilidade das praias”, pontua Rafael Nunes, do Departamento de Controle e Poluição Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de São Vicente.
Se Liga na Rede
E para incentivar a população a regularizar a conexão das residências ao sistema de esgotamento, o Governo do Estado de São Paulo em conjunto com a Sabesp lançou o programa ‘Se Liga na Rede’. Por meio da iniciativa, famílias de baixa renda terão total custeio (80% pelo Governo e 20% Sabesp) das adequações internas para que seja feita a destinação correta dos rejeitos domésticos ao tratamento. Na Baixada Santista, cerca de 7.700 domicílios poderão contar com esse benefício.

Nenhum comentário:
Postar um comentário