Em uma aparente demonstração de força, os EUA anunciaram hoje que dois jatos de sua frota, que têm capacidade nuclear, realizaram exercícios de bombardeio em uma ilha da Coreia do Sul. Durante a semana, a Coreia do Norte renovou suas ameaças de ataque aos EUA, às quais o país respondeu afirmando estar pronto para reagir a qualquer agressão.[...]
Os dois B-2 Spirit partiram da Base Whiteman da Força Aérea do Estado americano do Missouri e dispararam munições artificiais contra um alvo no território sul-coreano, segundo um comunicado das forças americanas mobilizadas na Coreia do Sul.
O voo, realizado no âmbito de exercícios conjuntos organizados todos os anos entre as forças americanas e sul-coreanas, "demonstra a capacidade dos EUA de realizar ataques a grandes distâncias, rápidos e quando quiser", afirmou um comunicado.
Pyongyang deverá reagir com força aos exercícios. Suas últimas ameaças de ataques contra o território continental dos EUA ou contra as suas ilhas Guam e Havaí, são uma resposta às sanções que foram impostas pelos EUA e pela ONU em represália a um teste nuclear, realizado pelo país no mês passado.
Ontem, a Coreia do Norte cortou o telefone militar com a vizinha Coreia do Sul, encerrando quase por completo a conexão entre os vizinhos. Devido à insatisfação, o país também já havia parado de atender a linha com o Exército americano, que supervisiona a zona desmilitarizada existente entre as duas Coreias, e o telefone da Cruz Vermelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário