sábado, 23 de março de 2013

CASA & JARDIM - VEJA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM OS JARDINS NO OUTONO.


Junto com o outono começa a temporada de cuidados especiais nos jardins. Depois de sofrer com as altas temperaturas do verão, as plantas necessitam de cuidados especiais para enfrentar as transformações que a nova estação vai trazer.
"O outono é uma excelente época para realizar duas tarefas no jardim: limpeza e adubação”, explica Graziela Louresoni, gerente de marketing e produtos da Gardena.[...]

O primeiro passo para cuidar do jardim nessa época do ano é fazer uma boa limpeza no gramado. Elimine ervas daninhas que provavelmente invadiram canteiros e vasos durante o inverno. Folhas e galhos secos também podem ser retirados com a ajuda de um rastelo (tipo de ferramenta usado na jardinagem).
É muito importante preparar o solo para a adubação. Nos vasos e jardineiras use um rastelo para flores para revolver a terra superficialmente. Sempre que possível, utilize ingredientes orgânicos para fazer a adubação como cascas, pois elas têm como função o isolamento térmico e a retenção de umidade, húmus de minhoca, torta de mamona e farinha de osso.
As podas são essenciais e o correto é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta.
No final do verão as temperaturas são mais amenas e a quantidade de água das regas deve ser reduzida, pois a evaporação no outono é menor. Neste período as chuvas também diminuem e o solo acaba ficando mais seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário