sábado, 23 de março de 2013

SAÚDE - SAIBA QUAIS SÃO OS RISCOS DE CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICAS BATIZADAS.


Quando a galera fica “muito louca” de tanto virar o copo a noite toda não é difícil comprar gato por lebre. Mas, mesmo com a mente sóbria, tem gente que não pensa duas vezes antes de economizar na birita, e acaba levando pra casa um veneno terrível que pode literalmente acabar com a festa.
O envenenamento por álcool adulterado é mais comum do que parece.[...]
Recentemente, mil pessoas foram intoxicadas e 87 morreram na Líbia após o consumo de bebida adulterada. Segundo o governo, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas por seguir a lei islâmica, a substância vendida às vítimas continha metanol -- substância tóxica que pode levar à morte.
Descubra a seguir quais são os riscos de ingerir a substância.
Por que o álcool adulterado por matar?
Uma vez ingerido, o metanol é convertido em formaldeído e ácido fórmico, o que faz com que o sangue se torne ácido (acidose metabólica). Os sintomas geralmente aparecem cerca de 12 a 24 horas após o consumo e, além de embriaguez, eles incluem:
- Dificuldade em respirar ou falta de ar
- Cegueira, visão turva, ou pupilas dilatadas
- Convulsões ou pressão arterial baixa
- Tontura, dor de cabeça, convulsões e fraqueza
- Lábios, unhas, ou ambos, azulados
- Dor abdominal, diarreia, náusea e vômito
Como os níveis de ácido no sangue se tornam elevados, medidas mais drásticas devem ser tomadas para purificar o sangue. Recomenda-se a ingestão de bicarbonato de sódio para neutralizar o ácido fórmico e manter o equilíbrio do ph. 
Aditivo irresponsável
Uma alternativa mais barata para a produção de etanol, o metanol -- também conhecido como álcool metílico ou álcool da madeira -- é adicionado em grande quantidade às bebidas alcoólicas por empresas ilegais. Além disso, níveis mais elevados de metanol podem ser acidentalmente formados durante a fermentação de bebidas que são ricas em pectina, como vinhos e uísques. Durante um processo de fermentação limpo, o metanol é produzido em segurança e níveis baixos. Já em recipientes de fermentação impuros, bactérias fazem com que o nível de metanol aumente.
Tratamento
Assim como o etanol, o metanol é naturalmente removido através da respiração ou da urina, porém estes processos costumam ser lentos demais para salvar uma vida. A maneira mais rápida de remover o álcool metílico é a diálise ou a administração de Fomepizol, que bloqueia a formação de metabólitos tóxicos.
Dicas para os primeiros socorros
A ingestão de metanol é potencialmente fatal. Se você não tiver ajuda médica imediatamente, não provoque o vômito e procure ajuda médica urgente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário