sábado, 23 de março de 2013

NOTÍCIAS - SISTEMA ALERTA QUANDO BEBÊ FICOU DENTRO DO CARRO.


Comovido com os casos de crianças esquecidas dentro de carros e que acabam mortas por asfixia, o executivo Alex Fávaro criou o Projeto de Lei Anjo da Guarda, que prevê a implantação nos veículos de sistemas de detecção de presença e de proteção à vida.
Segundo Fávaro, o dispositivo já existe em vários carros no Brasil, pois é o mesmo utilizado em airbags. Este sistema dispõe de sensores que detectam o peso do motorista e passageiros.[...]

Por se pai há pouco tempo, Fávaro ficou sensibilizado com as histórias trágicas de pais que perderam os filhos desta forma e sentiu que era seu dever fazer alguma coisa para evitar essas fatalidades.
Como sempre trabalhou na área de tecnologia, o executivo resolveu utilizar seu conhecimento para montar o projeto. Mas foi surpreendido ao descobrir que essa tecnologia já existia. Após uma pesquisa, constatou que o custo do sistema por automóvel não custaria mais que R$ 100.
Funcionamento
O sistema Anjo da Guarda funciona em três etapas. O alerta pode ser disparado logo após o desligamento do carro, já que um computador de bordo verifica se há alteração de peso, além de constatar se o cinto do banco de trás está ou não afivelado.
Caso a resposta seja positiva, o sistema dispara um sinal sonoro e luminoso no painel do veículo, avisando o motorista da presença de uma criança. Se, mesmo assim, o condutor não prestar atenção aos sinais, o alarme central do carro é disparado após três minutos.
O executivo ainda pensou na possibilidade do carro estar em uma garagem ou outro local onde não haja pessoas próximas ao carro, e projetou o sistema para abaixar os vidros elétricos e acionar a ventilação do carro automaticamente.
Projeto
O Projeto de Lei foi publicado em fevereiro deste ano no Portal e-Cidadania do Senado Federal e precisa de 20 mil votos de apoio até 19 de junho de 2013. O executivo está otimista em relação à votação, e acredita que o mínimo de votos será alcançado.
"Em apenas uma semana, o número de votos dobrou. O Facebook da campanha também dobrou de tamanho. Nossa expectativa é de que, com a divulgação nos meios de comunicação, o povo brasileiro vai acabar conhecendo o projeto e se conscientizando," afirma Fávaro.
Para ajudar o projeto, basta acessar o Portal e-Cidadania do Senado Federal, se cadastrar e votar. “O tempo que leva para entrar no site e votar é apenas 30 segundos. Basta colocar o nome e e-mail, e clicar em apoio”.
Dicas
Enquanto a ideia continua sendo apenas um projeto, Adriano Oliveira, coordenador de desenvolvimento institucional da ONG Criança Segura, dá dicas para que os pais evitem esses incidentes trágicos.
“Nós sempre recomendamos algumas medidas de segurança. Em primeiro lugar, a pessoa que convive com o estresse precisa arrumar algum jeito de mudar a rotina. Quando estiverem dirigindo, os pais podem deixar a bolsa próxima à criança, ou colocar um alerta no celular. Outra dica muito boa é amarrar uma fralda no volante nos dias em que estiver com o filho no carro.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário