sábado, 16 de março de 2013

SAÚDE - PRESCRIÇÃO DE "VODKA" PARA NEBULIZAÇÃO NÃO É ERRADO.


Um médico receitou a utilização de gotas de vodca para a nebulização de um bebê na cidade de Aracruz, no Espírito Santo. Luiz Alexandrino Alves, que trabalha no Hospital e Maternidade São Camilo, teria prescrito a orientação a pelo menos dois pacientes. A unidade de saúde é filantrópica e atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o jornal O Globo, a bebida alcoólica deveria ser dosada com medicações, como Berotec e Atrovent, ambas relacionadas ao tratamento de asma. Na receita, há a orientação de que essa mistura com vodca deve ser usada no procedimento de nebulização da criança a cada seis horas durante uma semana.[...]

Luana Tomaz, de 22 anos, é mãe de um bebê de seis meses que apresentou quadro de tosse e suspeita de pneumonia e recebeu esta orientação do médico. Sem perceber a indicação na receita, ela foi até a farmácia para comprar os remédios e teve uma surpresa: "O farmacêutico disse que não tinha o que eu estava pedindo, pois era vodca de supermercado. Não acreditei quando ouvi isso", disse ela em entrevista ao jornal O Globo.
Revoltada, ela colocou o caso no Facebook e localizou uma outra mãe, Joyce Silva, que passou pela mesma situação com o seu bebê de um mês. As duas contrataram uma advogada para defender o caso na Justiça.
Especialistas afirmam que a bebida era utilizada para desidratar as secreções nos tratamentos de asma e bronquite, mas são medidas que não são adotadas há muito tempo, em períodos de falta de recursos terapêuticos.
Sobre o caso, o Hospital e Maternidade São Camilo declarou que pediu um parecer da Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP) para apurar se existe uma contraindicação para a utilização da vodca e, só depois da resposta, irá se posicionar sobre o caso. Apesar disso, o hospital afirma que não pode interferir na conduta dos médicos, que são responsáveis pelos seus atos clínicos. Luiz Alexandrino Alves continua atendendo normalmente na unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário